Boas práticas na educação, empreendedorismo, inovação, uso de tecnologia e protagonismo foram os temas centrais do Encontro Metropolitano de Educação e Desenvolvimento, realizado nesta quinta-feira (24/2) na Universidade Livre do Professor, no Parque dos Tropeiros (CIC).
O evento contou com a participação do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; e da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Na linha da inovação, a Educação começará a entregar às unidades os primeiros Faróis Móveis, que são uma extensão do conceito do projeto dos Faróis do Saber e Inovação. Eles manterão, para as crianças da educação infantil, as diversas possibilidades pedagógicas realizadas nas oficinas mão na massa dos Faróis.
Em julho do ano passado, a capital do Paraná foi eleita cidade coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), até 2023.
Atualmente são 21 membros da rede, e a coordenadora é responsável por articular as ações e debates de interesse das cidades educadoras no país.
Eduardo Pimentel destacou a importância dos debates.
“A educação é sempre uma prioridade”, comentou o vice-prefeito.
“Curitiba é cidade educadora por vocação. Programas como o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços da cidade em salas de aula, e o Fala Curitiba e Fala Curitibinha, que destacam a participação cidadã, mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Maria Sílvia.
As Cidades Educadoras
Desde outubro de 2019, Curitiba integra o seleto grupo de Cidades Educadoras. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.
Na prática, a adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.
O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.
O conceito de cidade educadora está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia.
Também coloca o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local. O movimento surgiu em Barcelona, na Espanha, conforme destaca o coordenador executivo das Cidades Educadoras, Nelson Bucker.
Presenças
Participaram também o diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o coordenador das Cidades Educadoras na SME, Nelson Bucker; Ana Gabriela Simões, superintendente do Instituto GRPCom, além de representantes do Sebrae, Secretaria Municipal da Educação de Campo Largo, chefes de Núcleo e diretores da SME.
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Autor:
SME
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Fonte:
SME