Formatura do PROERD 2017

    Publicado por:  Marilia Stockler

No dia 26 de outubro aconteceu a Cerimônia de Formatura dos alunos do 5º ano no Programa Educacional de Resistências às Drogas e Violência - PROERD, aplicado pelos policiais da Polícia Militar do Paraná. Na nossa escola já é o 16º ano que o Programa é aplicado pela policial militar Silmara de Oliveira e terceiro ano pelo policial Jardel Barszcz.

No comando desta formatura estiveram presentes; O Tenente Arins  .  representando o Coronel Ronaldo de Abreu.

O Cerimonial ficou  por conta da Policial Bruna, nova integrante do Programa Proerd.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D. A. R. E., surgido em 1983.

No Brasil, o programa foi implantado em 1992, chegando no Paraná, no segundo semestre de 2000. Hoje conta com 04 cursos: Proerd para 5ª e 7ª ano do ensino fundamental, Educação Infantil e Curso Proerd para Pais.

O Programa possui como material didático o “Livro do Estudante”, “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor” auxiliando os respectivos cursando e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.

O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvida pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Durante o transcorrer do curso, como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação, tendo como tema “ O QUE REPRESENTA O PROERD PRA VOCÊ”, todas as redações foram muito bem elaboradas, no entanto como parte do programa foram escolhidas as redações que mais se destacaram por sala de aula:

Turma 5AA – Cecília Bastos

Turma 5AB – Alena Zhevanova

Turma 5AC – Julia Sydorak

Após a entrega dos prêmios às melhores redações, a aluna Emily prestou uma homenagem especial aos policiais Silmara e Jardel e representantes das três turmas de 5º ano entregaram aos policiais presentes uma pequena lembrança como forma de agradecimento.

Na sequência a turma do 5º ano B, a aluna Maria Eduarda do 2º ano B e as alunas do Corpo Coreográfico: Raissa, Hayane e Julia  apresentaram a dança "Gralha Azul do Paraná" com coreografia da professora Michele Holtmam Panatta.

Não basta apenas fazer o curso mas também comprometer-se com o que foi ensinado nas 12 lições do PROERD. Como prova de que aprenderam bem a lição os alunos fizeram voto de juramento de não envolver-se com as drogas e nem com a violência sob o comando do policial Jardel.

Para finalizar a diretora da escola Professora Marivalda do Rocio Martins Capetti, o Tenente Arins, a Policial Silmara e o policial Jardel falaram aos formandos e pais sobre a importância deste programa para a vida futura.

Animando os presentes apresentou-se o Palhaço Azedo que além de espalhar muita alegria deixou sua mensagem bem clara: a importância da participação dos pais na vida dos filhos.

Para encerrar os formandos cantaram a canção do PROERD, composta pelo Sgt Pmerj Claudio Coutinho Dos Santos.

 

Autor: Maria Clara Brandão Tesserolli, EM | Fonte: Marilia Stockler