Na semana de 01 a 05 de abril foram ofertadas duas formações distintas na regional Pinheirinho envolvendo diretamente a abordagem da Aprendizagem Criativa: “Scratch em sala de aula” e “O Farol do saber e inovação móvel na abordagem da Aprendizagem Criativa”.
Com vistas a atender um número maior de profissionais, as formações foram ofertadas nas unidades CEI Jornalista Cláudio Abramo e EM Arapongas, em dias diferentes na mesma semana a fim de contemplar dias de permanência dos professores.
Os profissionais participaram com entusiasmo: boa parte deles não havia usado o Scratch antes que é uma linguagem de programação criada pelo grupo Lifelong Kindergarten, da universidade norte-americana Massachusetts Institute of Technology (MIT), com o objetivo de usar e ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes com fins educacionais.
Com ele, é possível criar histórias, jogos e animações com scripts feitos em forma de blocos de encaixe e assim abrir mais possibilidades de exploração dos conteúdos, usando o computador/notebook ou tablets que fazem parte dos equipamentos do Farol do Saber, além de trabalhar a chamada computação criativa e desenvolver as bases do pensamento computacional.
A formação trouxe aos profissionais ideias de uso prático no cotidiano escolar como a programação desplugada (com a malha), Scratch Júnior e do mais novo aplicativo do mesmo grupo: o OctoStudio.
Já a capacitação do período da tarde com a temática do Farol do Saber e Inovação Móvel possibilitou a instrumentalização e planejamento de uso dos equipamentos nas práticas pedagógicas. Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino receberam o Farol Móvel, assim, mais do que conhecer o funcionamento e modo de operar dos mesmos, os profissionais presentes aprenderam um pouco mais sobre os conceitos teóricos e como pensar o conteúdo a ser desenvolvido dentro da Espiral da Aprendizagem Criativa.
As formações da Aprendizagem Criativa têm sido uma constante para que todos os profissionais possam extrair o melhor dos recursos disponíveis, incentivando a curiosidade, o protagonismo, a independência, a pesquisa científica e assim ampliando os horizontes dos estudantes.
Para saber mais sobre os equipamentos: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cadernos/14476
Para saber mais sobre Aprendizagem Criativa:
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/aprendizagem-criativa-gip-gerencia-de-inovacao-pedagogica/11877
Autor:
Leda Garzuze Cordeiro
|
Fonte:
NRE PN