Formação do Programa Linhas do Conhecimento - Protocolo de Atendimento Hortas Escolares

    Publicado por:  Cristiani Kufky Klais

 

A primeira formação presencial aconteceu na terça-feira (30/09) na Fazenda Urbana e contou com a participação de toda equipe do Programa Linhas do Conhecimento, das dez regionais e a Equipe Central. Respeitando as medidas sanitárias e tomando todos os cuidados necessários, a equipe foi dividida em dois grupos: manhã e tarde. A formação foi ministrada pelos representantes da SMSAN (Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) que teve por objetivo apresentar para a equipe do PLC o Protocolo de Atendimento Hortas Escolares.  Foram apresentadas as opções de implementação nas unidades de horta, pomar, compostagem e jardim de mel, onde as unidades poderão optar por receber todos os programas ofertados ou apenas um. Durante a formação os participantes contaram com uma apresentação técnica:

  • A horta está relacionada ao plantio de hortaliças, plantas alimentícias não convencionais, temperos e flores comestíveis. 

  • O pomar está relacionado com o plantio de árvores frutíferas.

  • A compostagem é um processo biológico de transformação da matéria orgânica, por ação de microorganismos, num composto fertilizante natural. 

  • Os Jardins de mel abelhas serão implantados nas colméias com as abelhas sem ferrão e plantas melíferas. 

Em seguida, no ambiente externo da Fazenda urbana a formação continuou com dicas, “mãos na terra” e muita prática para compreender as técnicas. 

O PLC estava com saudades das formações presenciais, das trocas de experiência, e das atividades em campo, estas são os motores que movem o trabalho da equipe do Programa, proporcionando conhecimento e envolvimento que atinge as crianças e os estudantes com propostas significativas e multiplicadoras. 

Autor: Hemanuelli Claudino Santos | Fonte: NRE CIC
00310013.jpg
Fazenda Urbana
1/9