Formação de estagiários dos Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares

Publicado por:  Ana Cristina Dakiw Piaceski Lagos

No dia 07 de julho, estagiários que atuam nos Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares assistiram a uma palestra com os estudantes da UFPR, Ian Marques Hashimoto, Leonardo Luigi Piovesan (Engenharia Mecânica) e Lana Flávia Massuqueto (Engenharia Florestal) durante curso ofertado pela Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas. O objetivo foi incentivar os jovens ao ingresso no ensino superior e mostrar o que a Universidade pode agregar à formação pessoal e profissional de cada um.

Os estudantes fazem parte de um grupo dos cursos de Engenharia e Arquitetura da UFPR que dedica as manhãs de sábado para dar aulas a jovens de escolas públicas de Curitiba que pretendem prestar vestibular. O trabalho voluntário começou em 2016, por meio do Conselho de Estudantes do Setor de Tecnologia da UFPR, mais conhecido como C7.

O C7 nas Escolas foi idealizado por Felipe Cruz, estudante de Engenharia Civil, e Daniele Wileman, na época graduanda em Geografia, hoje professora na primeira escola beneficiada com o projeto, o Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, no bairro Sítio Cercado. Na primeira edição do Projeto, dos 10 alunos que concluíram a formação, quatro foram aprovados para ingressar no ensino superior. Felipe diz que, apesar de o número parecer pequeno, é gratificante saber que antes do projeto muitos dos alunos sequer pensavam em prestar vestibular. Entre os aprovados está Sabrina dos Santos, hoje aluna do curso de História na UFPR. Em 2016, ela ocupava os bancos da sala de aula do C7 nas Escolas. Hoje está do outro lado, como professora voluntária, para retribuir o que recebeu. Este ano, a turma tem 50 alunos, do Colégio Benedicto João Cordeiro e de escolas vizinhas.

“A universidade parece uma realidade distante para muitos desses alunos. A imagem que eles têm é a de que a graduação é só a continuidade do ensino médio. Muitos querem apenas o diploma do ensino médio porque na cabeça deles é disso que precisam para conseguir um emprego e seguir a vida”, conta Felipe.
Segundo o idealizador, a ideia do projeto é mudar essa realidade e mostrar que há várias possibilidades dentro da universidade e que isso envolve tanto o contexto profissional quanto pessoal: “Queremos agregar sentido para eles, mostrar o lado cultural, social, e uma realidade diferente”.

Ian, Leonardo e Lana convidaram os estagiários ali presentes para frequentar as aulas no segundo semestre e esclareceram muitos aspectos com relação ao ingresso nas universidades e a vida acadêmica.

Fonte: http://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/estudantes-da-ufpr-organizam-cursinho-pre-vestibular-gratuito-em-escola-publica/. Acesso jul. 2017.

Autor: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas | Fonte: Sandra Mara Castro dos Santos
Formação de Estagiários