Com a chegada da primavera, as professoras do Maternal III elaboraram uma sequencia didática com o título Flores e Flores, tendo como objetivo perceber o fenômeno físico da natureza, o desabrochar silencioso das flores e a agradável estação Primavera, que leva para todos o colorido harmonioso que enfeita a cidade.
Essa sequencia foi aplicada no mês de setembro, e envolveu as crianças, professoras, famílias e a EPA (Equipe Pedagogica Administrativa). Nela foram desenvolvidades diversas atividades de diferentes áreas de formação, como a Oralidade, representada pelos momentos de roda de conversa, conhecendo e explorando as partes de uma flor; a Linguagem Visual, com os desenhos livres e os direcionados, a confecção do livro da flor, a apreciação da obra de arte "Os Girassóis" do pintos Vicent Van Gogh e o cinema, assistindo o filme Bee Movie, com direito a apreciação de sachês de mel de abelha; a Leitura, com a contação do livro "Cores de Todas as Flores" do autor Aristides Torres Filho, associado a brincadeiras com fios de lãs coloridas; a Linguagem Musical com a música "O Cravo e a Rosa", além do desenho e o mosaico da casa dos personagens e as Relações Socias e Naturais, incentivando a família a plantar ou replantar uma flor em casa com as crianças e mandar para o CMEI, expondo num primeiro momento as flores no hall de entrada, e mais tarde, realizando a integração das famílias, onde os pais plantaram as flores na área externa do CMEI, enfeitando e embelezando o mesmo com elas. Nesse dia ainda teve tempo para um lanche entre as famílias, já que ninguém é de ferro e todos trabalharam bastante para deixar o CMEI mais bonito.
Com essa iniciativa e criatividade das professoras, bem como o interesse e colaboração dos pais, o CMEI ganhou uma cara nova, mais alegre, digna da estação.
E assim, VIVA A PRIMAVERA!
Autor:
Dr. Eraldo Kuster, CMEI
|
Fonte:
Professoras Mareci, Suzi e Riandra