Representantes do Centro Finlandês de Expertise em Educação e Desenvolvimento (FinCEED) estão esta semana em Curitiba para conhecer as unidades públicas e fortalecer os laços entre a capital do Paraná e a Finlândia, iniciados no início da atual gestão.
Johanna Harjunpää e Marjo Rissanen conheceram o Laboratório Pedagógico de Inovação e os departamentos da sede da Secretaria Municipal da Educação, a Escola Municipal Herley Mehl e o Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira (anexo à escola) e o Centro Municipal de Educação Infantil Heloína Greca, no bairro Pilarzinho. Também estiveram na Escola de Sustentabilidade. Eles estiveram acompanhadas pela representante da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.
Nesta quinta-feira (9/11), foram recebidas pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que em 2018 esteve na Finlândia, a convite de universidades daquele país, para apresentar em palestras o programa de formação da rede municipal, o Veredas Formativas.
“Para Curitiba representou uma excelente oportunidade de levar nossas boas práticas a um país que é considerado referência em educação no mundo”, comentou a secretária. “Para nós é motivo de muito orgulho esse interesse dos finlandeses. O país que é referência em educação no mundo quer saber como Curitiba forma seus professores”, completou Maria Sílvia.
Lançado em 2018, o Veredas permite que cada profissional escolha como fazer a formação continuada. “Cada um deve fazer seu itinerário, suas trilhas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira, mas, sobretudo, para avançar na prática diária realizada na unidade de ensino”, explicou a secretária.
“Foi uma grande experiência, vamos refletir sobre tudo que aprendemos aqui”, disse Johanna.
Em 2019, um grupo de 13 profissionais da rede municipal de ensino participou de um intercâmbio na Universidade da Finlândia.
A viagem fez parte do acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal da Educação e os finlandeses, firmado em setembro de 2017.
Autor:
SME
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Fonte:
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