FESTIVAL DA MATEMÁTICA 2019

Publicado por:  Denise da Luz Montenegro

Na semana de 20 a 24 de maio os alunos da Escola Guilherme Butler "respiraram" Matemática. Diversas atividades envolvendo a Matemática foram desenvolvidas por alunos e professores durante toda a semana.

O Festival da Matemática da Rede Municipal de Curitiba, acontece em maio para comemorar o Dia da Matemática em 06 de maio e foi instituído por Lei Federal em 2013. Esse dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do professor de Matemática Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como MALBA TAHAN, autor do famoso livro "O Homem que calculava", Malba Tahan era muito criativo e adorava elaborar enigmas para iniciar suas aulas.

Na Escola Guilherme Butler as atividades matemáticas trabalhadas no Festival foram muito variadas.

O 1º ano A realizou uma atividade bem divertida, uma corrida de carros usando números ordinais. As crianças amaram.

O 1º ano B trabalhou a história : "Brincando com a Matemática" e utilizou fichas numéricas e material dourado.

O 1ºano C trabalhou com a malha quadriculada: a partir de um quadrinho do caderno de Matemática, com comandos de direita, esquerda, para cima, para os lados, mais um, menos dois até formar a figura de um gato. Em seguida pintaram o gato xadrez, para contemplar o livro de Bia Vilela: "Era uma vez o gato xadrez".

Os 2º anos A e B desenvolveram o "Percurso da Subtração", a atividade foi realizada primeiramente no grande grupo e após, em duplas.

O 3º ano A realizou o "Jogo da Composição" cujo objetivo é trabalhar o SND – as ordens, centenas, dezenas e unidades fazendo a composição dos numerais.

O 3º ano B jogou um Bingo com numerais até 99 e se revezaram em sortear as pedrinhas com os numerais.

O 3º ano C brincou com o "Jogo dos Sete" que trabalha a adição e o cálculo mental. Trabalharam também com o SND utilizando o material dourado e o QVL com a 1ª classe dos numerais.

O 4ºano A trabalhou com gráficos com o objetivo de investigar situações significativa, elaborando instrumentos de coletas de dados, organizando as informações, construções de diferentes tipos de gráficos, apresentação dos gráficos e análise.

O 4º ano B trabalhou com o TANGRAN que estimulou os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da Matemática.

Os 5º anos A, B e C trabalharam em grupos e, também, individualmente, fizeram atividades de resolução de problemas das Jornadas da Matemática de anos anteriores e outros desafios matemáticos. Tiveram que pensar muito mesmo.

Foi uma semana de muitos desafios, jogos e brincadeiras envolvendo a Matemática de uma forma um pouco diferente do cotidiano. Os estudantes apreciaram todas as atividades e fizeram muitos elogios às professoras.

Autor: Prof. Guilherme Butler, EM | Fonte: Denise Montenegro
FESTIVAL DA MATEMÁTICA 2019