Festerê do CMEI Nossa Senhora de Fátima

    Publicado por:  Michelle Cristiane Bastos

E o dia do festerê chegou!

            Após um mês de preparativos, o grande dia chegou! Foi dia 02 de julho, dia letivo conforme nosso calendário e a ansiedade era muita, a possibilidade do reencontro com todos: crianças, famílias, professoras, equipe de apoio...Enfim juntos, para compartilhar, participar, envolver, dar sentido e tornar significativo todas as vivências que foram oportunizadas as crianças neste mês, onde a cultura das regiões do nosso país se fizeram presentes.

            Em cada canto do país, vimos uma cultura que se mostrou de maneira singular, com seus próprios sabores, trajes, sons e cores. 

            No Sul, uma festa com muita vanera, pinhão e um bom chimarrão. Já no Nordeste, as festividades são grandiosas, e os clássicos de Luiz Gonzaga com muito xote e baião, sem falar das vestimentas coloridas que marcam presença. Enquanto no Norte, fomos embalados pelo ritmo do Boi-Bumbá, com músicas do Festival Folclórico de Parintins do Boi Caprichoso, e do Boi Garantido. Na região Centro-Oeste conhecemos o ritmo da catira, caracterizada pela batida das mãos e dos pés. E chegando no Sudeste uma dança de quadrilha se formou e teve até culinária com um pão de queijo mineirinho.

            Com o envolvimento de todos preparamos um encontro para uma apresentação, sempre respeitando aqueles que ainda não se sentiam confortáveis. Convidamos os familiares para que juntos se divertissem ao ritmo das músicas escolhidas pelas turmas.

            Com isso, vimos que valorizar a beleza das diferentes culturas, de Norte a Sul do nosso país, trouxe muitas oportunidades de aprendizagem para as crianças, e o envolvimento delas e de suas famílias, que participaram efetivamente de toda a organização, tornou este um momento significativo e gratificante para todos.

 

Autor: SOLANGE MARIA MORAIS | Fonte: CMEI NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
00362958.jpg
Festerê no CMEI
1/52