FESTAS RELIGIOSAS

    Publicado por:  Luciana Brustolin Biscaia

FESTAS RELIGIOSAS 

Nas diversas tradições religiosas os eventos importantes são lembrados e comemorados festivamente.

As FESTAS RELIGIOSAS são manifestações culturais que estimulam a sociedade, a transmitir conhecimentos por meio das diferentes tradições, crenças, valores com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento de cada ser como sendo único em seu grupo, compartilhando as  mesmas convicções religiosas. Por isso, trabalhamos o conteúdo “Festas Religiosas”, no Ensino Religioso.

Os acontecimentos como nascimento, vida e morte de personalidades, fundadores ou mestres de cada religião são contextualizados nestas festas. 

Cada povo tem sua religião, tem muitas festas e celebrações!

No Hinduísmo tem o DIWALI, a grande Festa das Luzes; os Budistas tem a Festa das Vestes Novas; os judeus tem a Festa da Peregrinação; os cristãos celebram o Natal. Estes são alguns exemplos dentre muitas festas que são celebradas em diversos lugares do mundo.

Neste momento oportuno vale destacar  uma festa comemorada pelo povo judeu que é a PESSACH. A páscoa judaica lembra  a passagem dos israelitas para fora do Egito pelo Mar Vermelho liderados por Moises  fugindo  da escravidão. 

Por isso a Páscoa é uma celebração religiosa que significa passagem!

Além do judaísmo, os cristãos também comemoram a Páscoa fazendo referência à última ceia de Jesus que seria o filho de Deus que termina no julgamento, crucificação e ressurreição de Jesus.

Existem diferentes formas de celebrar a Páscoa, porém existem muitas pessoas e religiões que não celebram a Páscoa, mas são adeptas das diferentes simbologias que fazem parte desta celebração.

A tradição de entregar ovos decorados na Páscoa existe desde antes do Cristianismo. 

Para as civilizações  antigas, o ovo era um símbolo de força, vitalidade e fertilidade oferecido às pessoas como uma forma de desejar fartura para as boas colheitas.

Outro símbolo pascal é o coelho que representa a fertilidade, o nascimento e a esperança na vida. A  o coelho está representado por diversos povos, como símbolo da esperança na renovação da vida.

 

Aproveitem para aprender e conhecer sobre as diferentes culturas do nosso país e do mundo nas videoaulas de ENSINO RELIGIOSO, pois importante é conhecer para respeitar e celebrar a vida com sabedoria todos os dias.

 

Fundamentação para registro com base no informativo ASSINTEC nº 33

Autor: Profa. Silmara Bertolino - Ensino Religioso | Fonte: Escola Dom Manuel da Silveira D'Elboux
00290518.jpg
FESTAS RELIGIOSAS
1/1