Festa Junina, um olhar sobre as interações na cultura

    Publicado por:  Marianita Truch Klamas

Entre risadas, músicas típicas do Paraná e das diversas festas juninas as crianças conheceram pratos típicos e brincaram com os pais pelos espaços contextualizados no CMEI.

No último dia 29/06 organizamos a Festa Junina do CMEI Pantanal. No mês de junho foram oportunizados diálogos culturais em momentos nas turmas com as crianças para instigar a curiosidade e o explorar da cultura pelas crianças. Com vídeos e músicas da cultura do fandango do Paraná, como a dança no pau de fita e as comemorações de São Gonçalo. 

Houve também o convite da escolha de um prato típico para desenvolver a receita com a turma, trazendo o resultado desta para degustar durante a festa.  Assim apreciamos muitos pratos recheados de cultura e significados.

Para a tarde de 29/06 organizou-se várias brincadeiras, todas para a integração com as famílias. Assim brincamos de boca do palhaço, bola na lata, arremesso de argolas e pescaria.

As crianças dançaram sem coreografia ensaiada e sim com a coreografia do coração! Na espontaneidade da infância que faz de simples postes de luz e troncos de árvores a mais bela arte no olhar com suas fitas coloridas.

Que alegria foi ver tantos rostos felizes, interagindo e esbanjando cultura!

Autor: Pantanal, CMEI | Fonte: Direção
00180199.jpg
As crianças sentem e inspiram
1/6