Festa Junina, Um Evento Que Faz Parte da Nossa Cultura.

    Publicado por:  Michelle Cristiane Bastos

Festa junina, um evento que faz parte da nossa cultura.

            Depois de um longo período sem festividades e aglomerações, esse ano voltamos com as celebrações e reencontros. Animados com essa possibilidade iniciamos o mês de junho com pesquisas, estudos, aprendizados e preparativos para a nossa festa que trataria a cultura e os costumes do nosso país como tema.

            Em nossos planejamentos buscamos promover práticas culturais que fizessem sentido para as crianças, bem como o desenvolvimento e a aprendizagem delas.

            Cada turma se dedicou a explorar uma das 5 regiões, sendo assim as professoras organizaram em seus planejamentos muitas propostas para que as crianças se sentissem motivadas a se expressar e ampliar o seu repertório com referências de outros tempos e locais deste nosso imenso país valorizando as diferentes culturas, falas e expressões típicas.

            Exploraram cantigas e brincadeiras que fazem parte do repertório cultural da região escolhida. Tiveram o contato com diferentes ritmos musicais percorrendo as músicas caipiras, gaúchas, as que embalam o festival de Parintins e os clássicos de Luiz Gonzaga. Exploraram as diferentes possibilidades para a produção de sons com materiais alternativos, instrumentos musicais e a partir do próprio corpo. Foram apresentadas diferentes obras de arte que registram elementos da cultura popular, como as dos artistas Alfredo Volpi, Militão dos Santos, Aracy, Aécio, Anita Malfatti e Severino Borges. As crianças se expressaram nas diferentes linguagens da arte tendo a obras como inspiração.

            Ouviram histórias e lendas com narrativas de contos populares. No mapa localizaram as regiões do Brasil, viram características e costumes de cada povo como comidas típicas, vestimentas, danças, músicas e instrumentos.

            Com isso, buscamos valorizar a beleza das diferentes culturas, de Norte a Sul do nosso país, e trazer muitas oportunidades de aprendizagem para as crianças.

Autor: SOLANGE MARIA MORAIS | Fonte: CMEI NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
00362811.jpg
PREPARAÇÃO FESTA JULINA
1/39