TURMAS:1º E 2º ANOS
INÍCIO: MÊS DE JUNHO
TÉRMINO: 10/06
PROJETO: FESTA JUNINA E FOLCLORE (SÍTIO DO PICA PAU AMARELO)
PRÁTICA ARTÍSTICA 1 MÚSICA E PLÁSTICA.
OBJETIVOS:
# CONHECER ALGUNS ASPECTOS QUE DERAM ORIGEM AS FESTIVIDADES JUNINAS.
# IDENTIFICAR OS ELEMENTOS (MÚSICAS, DANÇAS, ENFEITES, COMIDAS TÍPICAS, LENDAS).
# SABER O QUE É UMA FESTA DIFERENCIANDO ALGUMAS FESTAS DE OUTRAS REGIÕES;
METODOLOGIA:
EM RODA A PROFESSORA INICIOU SUA AULA TRAZENDO INFORMAÇÕES SOBRE O QUE SERIA UMA FESTA JUNINA. SUAS COMIDAS, TRADIÇÃO, BRINCADEIRAS, LENDAS E TEXTOS VARIADOS.
FESTA JUNINAS – NO CALENDÁRIO BRASILEIRO EXISTEM VÁRIAS FESTAS POPULARES.
ALEGRIA, RITUAIS RELIGIOSOS FAZEM PARTE DESSAS COMEMORAÇÕES QUE SE REALIZAM NA MAIORIA DAS CIDADES DO PAÍS.
EM JUNHO, O BRASIL GANHA ARRAIÁS COLORIDOS EM ESCOLAS, RUAS, PRAÇAS, E CLUBES DECORADOS COM BANDEIRINHAS, BARRACAS E FOGUEIRA PARA AS FESTAS DEDICADAS A SÃO JOÃO, SANTO ANTÔNIO E SÃO PEDRO.
MUITAS SÃO AS DELÍCIAS PARA SABOREAR PIPOCA, PINHÃO, PÉ DE MOLEQUE, CANJICA E PAÇOCA DE AMENDOIM.
MUITAS MÚSICAS FORAM CANTADAS E POR FINAL ASSISTIMOS O DVD GALINHA PINTADINHA 4 QUE ENFATIZA DIFERENTES RITMOS MUSICAIS RELACIONADOS A FESTA JUNINA.
AS ATIVIDADES PEDIDAS FORAM: DESENHOS DOBRADURA, CRUZADINHA E VARIADAS MÚSICAS: CAI, CAI BALÃO, A LINDA ROSA JUVENIL.
AVALIAÇÃO:
FOI AVALIADO A ATENÇÃO, O ENTENDIMENTO DOS TEXTOS FALADOS E O CAPRICHO DAS ATIVIDADES.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1 CONHECER A BIOGRAFIA DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO;
2 ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA;
3 DESENVOLVER E ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO E O FAZ DE CONTA;
4 ESTIMULAR A CRIATIVIDADE;
5 RESGATAR OBRAS LITERÁRIAS LIGADAS AO UNIVERSO INFANTIL;
6 PRODUZIR DIVERSAS ATIVIDADES COMO: DESENHOS, DOBRADURA, MÚSICAS E FINALIZANDO COM UM LIVRINHO DAS ATIVIDADES FEITAS.
7 SERÁ MOSTRADO DIVERSOS VÍDEOS E HISTORINHAS INFANTIS DO SÍTIO.
METODOLOGIA:
AS CRIANÇAS EM RODA ESCUTARAM AS HISTÓRIAS DE CADA PERSONAGEM PERTENCENTE AO SÍTIO COM SUAS QUALIDADES E ATITUDES DE CADA UM.
MUITOS FANTOCHES FORAM MOSTRADO PARA AS CRIANÇAS E A PROFESSORA CONFECCIONOU A CASA COMO FORMA DE ILUSTRAÇÃO MOSTRANDO AS ARTES DA CASA.
CADA TURMA FEZ ALGUMA ATIVIDADE DIFERENTE DOBRADURAS, DESENHOS E CARTAZES DOS PERSONAGENS.
RECURSOS:
CDS, APARELHOS DE TV, DVD DE DESENHOS, GIZ DE CERA, TESOURA, PAPÉIS VARIADOS, LIVRO DIDÁTICO.
JUSTIFICATIVA:
O REFERIDO TEMA FOI ESCOLHIDO PELA IMPORTÂNCIA DA OBRA DE MONTEIRO LOBATO, COM ÊNFASE NA FESTA JUNINA, IMAGINAÇÃO DO FAZ DE CONTA E O TRABALHO EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.
OUTRA IMPORTÂNCIA DESTE PROJETO É O ENCONTRO DE DIFERENTES CULTURAS (ZONA RURAL, ZONA URBANA) ALGUNS PERSONAGENS FOLCLÓRICOS.
MONTEIRO LOBATO FOI UM DOS AUTORES MAIS QUERIDOS DA LITERATURA INFANTIL DANDO VIDA AOS PERSONAGENS MAIS CONHECIDOS DA TV.
EMÍLIA, NARIZINHO, PEDRINHO, DONA BENTA, TIA ANASTÁCIA, VISCONDE DE SABUGOSA, CUCA, SACI PERERÊ E MARQUÊS DE RABICÓ.
OS PERSONAGENS PASSAM A MAIOR PARTE NO SÍTIO PERTENCENTES A AVÓ DOS GAROTOS, BATIZADOS COMO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.
AVALIAÇÃO:
AS CRIANÇAS CURTIRAM MUITO ESSE PROJETO E FIZERAM COM MUITO CAPRICHO AS ATIVIDADES PEDIDAS.
TEXTO DA PROFESSORA: ELISANE SILVA
Autor:
CEI Prof.ª Tereza Matsumoto, EM
|
Fonte:
Profª Solange Daufembach Esser Pauluk