Festa das Flores faz parte da semana do brincar no CMEI

    Publicado por:  Dayanne Fabrili Gomes de O. Adams Evangelista

Na semana de 27 a 31 de maio o CMEI Vila Osternack estará realizando uma série de atividades especiais programadas em comemoração à Semana do Brincar.

Com a temática: "O brincar que abraça a diferença" o CMEI programou a "Festa das Flores", uma festa haitiana.

No Haiti, a Festa das Flores é como se fosse o carnaval brasileiro, e como o CMEI têm recebido algumas crianças haitianas na Unidade, realizou esta festa para que todas as crianças pudessem conhecer um pouco desta cultura.

Para a festa, a entrada do CMEI foi decorada com muitas flores enviadas de casa pelas famílias. As crianças também vieram com roupas coloridas. As meninas trouxeram tiaras de flores e os meninos touca de bichinho, pois na Festa das Flores também são usadas máscaras de animais.

Músicas haitianas embalaram a festa, e brincadeiras vivenciadas pelas crianças haitianas também foram propostas, cujas brincadeiras são as mesmas do Brasil: perna de pau, pular corda, amarelinha, bola, cama de gato, entre outros.

As crianças ainda ganharam pintura de rosto, as meninas de flor e os meninos de animais.

Vale citar um acontecimento interessante: Quando a festa estava sendo organizada e estavam sendo tocadas as músicas haitianas, um rapaz haitiano passou em frente ao CMEI e chamou as professoras para perguntar se iria ocorrer alguma programação haitiana no CMEI, pois estava passando em frente e ouviu a música que lhe chamou atenção. Então a professora explicou que teria uma festa haitiana para as crianças. Ele foi convidado para participar, conversar com as crianças sobre sua cultura, mas por estar indo para o trabalho não pôde participar.

Sem dúvida esta festa trouxe um sentimento de pertencimento para as crianças do CMEI, e também, de valorização para as famílias haitianas.

Autor: Vila Osternack, CMEI | Fonte: Dayanne Fabrilli Adams Evangelista
00218418.jpg
Festa das Flores
1/5