FEIRA DO CONHECIMENTO

    Publicado por:  Tania Bernadete Scopel Barcelino

No dia 20/11/2021 tivemos em nossa escola a Feira do Conhecimento, foi um momento especial para compartilhar e apresentar a comunidade local as atividades desenvolvidas pelos nossos estudantes.

Todos os trabalhos expostos foram construídos pelos estudantes com mediação dos nossos professores.  

Cada proposto foi pensada e planejada para atingir o currículo da RME- Curitiba.

Trabalhamos os conteúdos de Ciências – Terra e Universo:  Constelações e mapas celestes, Astronáutica e o estudo do universo; instrumentos óticos, agencias espaciais e astronautas -  Vida e Evolução: Níveis de organização do corpo humano: células, tecidos, órgãos e sistemas; Sistema do corpo humano, Integração do sistema digestório, respiratório, cardiovasculares e urinário.

Em Geografia, abordamos a Organização do espaço brasileiro: aspectos econômicos, trabalho e inovação tecnológica; urbanização. Organização do espaço e seus aspectos econômicos: relação campo e cidade; trabalho no campo e na cidade; produção, circulação e consumo. A diversidade humano nos espaços de vivências. Espaços de vivência: grupos sociais (família, escola e comunidade).

No que diz respeito aos conteúdos de História, trabalhamos com as seguintes questões:  Direitos e Responsabilidades que regem as relações entre crianças e os diferentes grupos. Diferentes grupos: povos originários indígenas e quilombolas. Diferentes ações e diferentes modos de construir cultura, dos grupos que fizeram a parte da ocupação e do povoamento da cidade de Curitiba: Povos Originários, Portugueses, Africanos, Italianos, Poloneses, Ucranianos entre outros, Migrantes e imigrantes. Abordamos também, o Dia da Consciência Negra apresentando aos estudantes as mulheres Negras importantes no Brasil.

Em matemática, trabalhamos com Grandezas e Medidas, Números e Operações, Pensamento Algébrico/Álgebra, Geometria, Estatísticas e Probabilidades. Já em Língua Portuguesa, trabalhamos com Compreensão e Interpretação, Produção de Texto,  Construção do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), Segmento de palavras, Sinais de Pontuação, Sinais de acentuação e sinais gráficos, Gêneros Textuais: Cordel, Convite, Recado, História em Quadrinhos, Contos, Notícia, Carta, Lide de Notícia, Reportagem entre outros.

Em Educação Física, tivemos a oportunidade de ofertar aos estudantes um campeonato de xadrez. Já em Arte, abordamos as temáticas vinculadas aos conteúdos de Artes Visuais.

Em específico, desenvolvemos um trabalho a respeito das propostas Curitibinhas na Inclusão, Bullying Não! Nossos estudantes conversaram sobre a temática, possibilitamos a compreensão do que é Bullying e como evitá-lo, apresentamos as consequências da prática do Bullying e o sofrimento que essa prática causa nos envolvidos.

Nossa feira como sempre foi um sucesso!

Agradecemos e parabenizamos nossos funcionários: Professores, Inspetores, Equipe Administrativa, Equipe Pedagógica, Equipe de Limpeza e Alimentação.

Obrigada pela dedicação e empenho de sempre!!

Autor: Ketlyn Sabadine | Fonte: CEI JORNALISTA CLAUDIO ABRAMO
00324052.jpg
FEIRA DO CONHECIMENTO
1/48