Fazendo arte com a professora Ecléia

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

RETRATO E AUTORRETRATO

Os conteúdos de arte contribuíram com um olhar para si mesmo analisando e observando características próprias, percebendo diferenças e semelhanças com o outro.

Aprenderam que retrato são fotografias que mostram pelo menos, uma pessoa com o rosto em destaque (ou parte dele). Assim, como por exemplo, tanto uma foto em grupo quanto uma foto para documento podem ser classificados como retrato.

Observaram obras de arte que os artistas se retratavam ao longo do tempo e que seus autorretratos expressavam tanto a aparência física quanto o estado emocional.

O trabalho contribuiu para a valorização da individualidade e potencialidade dos alunos, desenvolvendo um olhar pessoal sobre a história de cada um.

Esta atividade foi desenvolvida com as turmas dos 2º anos.

Valorização da Cultura Indígena.

           Os conteúdos de arte envolvendo a Cultura Indígena,  proporcionaram conhecer um pouco dessa  cultura colaborando com o enriquecimento dos saberes dos estudantes. Compreenderam a importância dessa cultura e sua contribuição na formação do povo brasileiro, o que influênciou nos nossos traços e na miscigenação com o branco e com o negro proporcionando uma enriquecedora diversidade étnico e também cultural.

           O trabalho do povo indígena continua se destacando na arte cerâmica, trançados e enfeites corporais. São dotados de simbologias sendo sociais ou ritualísticas, de caráter tradicional, ensinado e passado de geração para geração.

         Os estudantes  realizaram uma releitura dos traços indígenas, criando traços individuais para impressão em argila. Demostraram autonomia e alegria se expressando nas atividades de manuseios com argila e tinta e outros materiais utilizados em artes visuais.

        O trabalho com materiais reciclados também contribuiu para uma conscientização de cuidado com o planeta.

Este trabalho foi desenvolvido com as turmas dos 4º anos.                                                                                       

Valorizaçao da Cultura Africana.

            O trabalho sobre a Cultura Africana com as turmas dos 5º anos, veio de encontro com  o aprendizado dos estudantes levando-os a perceber a contribuição deste povo para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinárias e idiomas. Essa influência se faz notar em  muitos estados do Brasil.

          O trabalho com artes visuais possibilitou aos  estudantes desenvolverem suas habilidades e potencialidades, valorizando a autoestima através da expressão artística de cada um. O trabalho desde a etapa inicial como colagem, escultura e pintura proporcionou aos alunos se expressaram com desenvoltura e contentamento.

         A historia das bonecas Abayomi: símbolo de resistência e poder feminino contribuiu para uma compreensão da historia dos escravos e dos navios negreiros, trazendo reconhecimento e respeito pelas mulheres africanas.

        O trabalho com materiais reciclados também contribuiu para uma conscientização de cuidado com o planeta.

                                                                                            Professora Ecléia Fabiano.

Para ver fotos clique AQUI

 

Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Professora Ecléia Fabiano
00110945.jpg
Alunos realizam diversas atividades envolvendo a temática de Educação e Direitos Humanos neste 1º trimestre de 2016.
1/1