Farol Móvel chega para instigar a curiosidade das crianças do CMEI Centro Cívico

Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado, impressora 3D. Esses e outros equipamentos agora fazem parte do dia a dia das 122 crianças do berçário, maternal e pré do CMEI Centro Cívico (Regional Matriz).

A unidade ganhou seu Farol Móvel nesta sexta-feira (29/4). Todos os 230 CMEIs de Curitiba vão receber a novidade, que começou a ser entregue em março, mês de aniversário da cidade. Por enquanto, seis CMEIs já contam com oficinas "mão na massa" móveis.

Os faróis têm rodinhas para poderem ser levados pelas salas de referência para atender a todas as turmas com diferentes propostas pedagógicas, apoiando as suas pesquisas e investigações.

“Ao criarmos espaços de pesquisa, inovação e criatividade reafirmamos nosso compromisso com a democratização das tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, conta que o equipamento permite diferentes propostas e cenários de investigação com cada grupo.

“Para isso, os professores da rede municipal recebem formação específica sobre os Faróis Móveis e planejam as propostas considerando os diferentes espaços e a escuta das crianças. As ideias e sugestões de temas partem delas também", comenta.

Uma sexta-feira, de alegria, encantamento com as nossas crianças pesquisadoras, com nossos profissioanais, equipe do NRE Mz e Secretaria.

Gratidão!

Autor: Ana Beatriz S. Cerqueira | Fonte: Secretaria Municiapl de Educação de Curitiba
Secretária de Educação Maria Sílvia Bacila entrega Farol do Saber e Inovação ao CMEI Centro Cívico. Curitiba, 29/04/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS