Farol do Saber Gibran Khalil Gibran reúne músicos em bate-papo com Waltel Branco

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Um grupo de aproximadamente cinquenta estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professor Brandão e do Colégio Estadual Tiradentes vivenciaram uma oportunidade difícil de ser esquecida, na noite da última quarta-feira (25/11). O Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, por meio de suas agentes de leitura e da equipe de projetos culturais da Gerência de Bibliotecas e Faróis do Saber, proporcionou aos estudantes um momento cultural com a realização de um Concerto Didático Musical e também bate-papo com o músico Waltel Branco.

O Concerto Didático faz parte de uma iniciativa do Farol que tem o objetivo de atender estudantes e comunidade em geral a fim de difundir, apresentar e ampliar o conhecimento literário, musical e artístico de jovens, crianças e adultos, além de oportunizar um momento ímpar que é conhecer de perto o Waltel Branco, músico e compositor paranaense, considerado um dos precursores do jazz-fusion nos Estados Unidos e da bossa nova no Brasil.

O espaço do Farol Gibran Khalil Gibran foi tomado pelos músicos Deni Ribas que é instrumentista, compositor e arranjador, licenciado em Música e pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná e Murillo Da Rós, também músico, arranjador, compositor,  que lançou o CD “Fenix”, tocando composições próprias e mediando a conversa com Waltel.

Na ocasião os músicos ainda expuseram aos estudantes, os instrumentos e suas características, a conexão entre eles, o som e também técnicas utilizadas para tocar.

O estudante Elenilson Barbosa, não escondia a emoção de estar participando de um concerto musical. “Estou muito emocionado, é a primeira vez que venho ao farol para conhecer um músico tão importante. Com tudo o que vi e aprendi, me deu até vontade de aprender a tocar algum instrumento”, disse.

“Queremos cada vez mais proporcionar ao nosso público esses momentos, que vão além da arte e ultrapassam os muros do conhecimento, contribuindo para a difusão cultural em nossas bibliotecas”, explica o gerente da Rede de Bibliotecas e Faróis, Paulo Henrique Machado.

No próximo sábado (28/11), acontece às 10h, na Biblioteca Hideo Handa, uma palestra com Fabrício Mattos, sobre o compositor japonês Toru Takemitsu. Toru Takemitsu foi um compositor japonês, que explorou os princípios de composição da música erudita ocidental e da música japonesa tradicional, isoladamente e em conjunto. Seu estilo composicional vai de música para cinema, orquestra tradicional, grupos de câmara, instrumentos étnicos, pandiatonicismo e jazz.

Bibliotecas escolares - Os Faróis do Saber são unidades integrantes da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares que ofertam além das atividades voltadas às práticas de leitura, projetos culturais e recreativos. “Cada Farol do Saber tem seus próprios projetos, propostos pelas agentes de leitura de acordo com a demanda do bairro e de sua comunidade”, explica Paulo.

Atualmente a rede municipal de ensino conta 193 unidades de bibliotecas, sendo que 41 delas são consideradas Faróis do Saber. Cada unidade com cerca de 8 mil livros em acervo, somando aproximadamente um milhão no total.

Autor: Cláudia Muniz | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento