Faróis do Saber promovem momentos culturais e literários

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Os Faróis do Saber São Pedro e São Paulo, no Umbará, e Gibran Khalil Gibran, no Centro, promovem nesta semana momentos culturais e literários que convidam o público à leitura e boa música. As ações dos eventos estão voltadas à ampliação cultural dos participantes.


O Farol do Saber São Pedro e São Paulo realizou na manhã desta segunda-feira (05/10), um “Café Literário”. O evento que contou com a participação de grupos de pessoas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Unidade de Saúde que se reuniram para um momento literário com o objetivo de aproximar os grupos da terceira idade ao Farol, proporcionado oportunidades de leitura, contação de história, alegria e descontração. 

Os participantes foram recepcionados pelas agentes de leitura no espaço organizado para o evento com roda de chimarrão e a presença da professora Silviane, da Gerência de Bibliotecas e Faróis do Saber, da Rede Municipal de Ensino, que trouxe a história “O lobisomem da encruzilhada”, autoria de Nélio Sprea, do livro “A grande roda de histórias”. Logo após a recepção o grupo participou de uma “Roda de Viola”, preparada pelo grupo do CRAS e ainda tiveram a oportunidade de participar do sorteio de alguns brindes e café.

Para o aposentado Natal Padovani o evento é uma oportunidade grandiosa de unir cultura, boa música e uma leitura agradável. “Com a roda de viola e o espaço agradável para leitura e contação de história no Farol, podemos nos divertir com os amigos e ainda aprender um pouco mais sobre grandes histórias e bons costumes”, destacou Natal.

Nesta quarta-feira (07/10) o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, promove à partira das 19h, um momento cultural com um concerto didático com os músicos Deni Ribas, que é instrumentista, compositor e arranjador, licenciado em Música e pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná UNESPAR) e Murilo da Rós músico, arranjador, compositor e autor do CD “Fenix”.

“É de suma importância que ocorram eventos como este em nossos Faróis do Saber trazendo boa música para os usuários e contribuindo para a difusão cultural em nossas bibliotecas”, explica o gerente da Rede de Bibliotecas e Faróis do Saber, Paulo Henrique Machado.

Bibliotecas escolares - Os Faróis do Saber são unidades integrantes da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares que ofertam além das atividades voltadas às práticas de leitura, projetos culturais e recreativos. “Cada Farol do Saber tem seus próprios projetos, propostos pelas funcionárias de acordo com a demanda do bairro e de sua comunidade”, explica Paulo.

Atualmente a rede municipal de ensino conta 193 unidades de bibliotecas, sendo que 41 delas são consideradas Faróis do Saber. Cada unidade com cerca de 8 mil livros em acervo, somando aproximadamente um milhão no total.

Autor: Bibliotecas e Faróis | Fonte: Claudia Muniz e GBFS