Neste sábado dia 14/03, fomos todos presenteados. O sol nos brindou, brilhando forte logo nas primeiras horas da manhã. Já era um sinal de que este seria um dia especial. Um dia diferente e movimentado no CMEI, um dia de construção. Construção de saberes, de laços de afeto, e até de brinquedos.
As crianças chegaram arrumadinhas e muito animadas, como se fossem para uma festa. E foi realmente uma festa, um dia muito diferente dos demais. Este foi o dia das crianças mostrarem para as famílias o espaço que já é delas. As crianças sabem que são donas do espaço: "a minha sala, a minha turma, a minha foto, o meu desenho colado na parede..." Ahhh... Aquele sentimento de pertencimento que você respeita.
O acolhimento às crianças e suas famílias iniciou no refeitório do CMEI, com um café da manhã e uma conversa com a diretora e a pedagoga. Entre os assuntos, itens importantes sobre o cotidiano da unidade, uma fala sobre a importância da educação infantil para a criança plena de direitos e, como não poderia faltar, um recado a toda a comunidade sobre os cuidados necessários para se prevenir das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e também da gripe pelo Coronavírus. Foi distribuído material informativo às famílias sobre a Dengue.
Em seguida as crianças foram para as suas salas de referência juntamente com suas famílias. Acompanharam uma conversa mais de pertinho, com as equipes de professoras de cada turma, que seguiram uma pauta de assuntos específicos de acordo com a faixa etária. Também surgiram alguns tópicos que foram sendo levantados em meio ao bate-papo, com as particularidades das crianças. Depois disso, todos participaram de uma atividade de construção coletiva. Adultos e crianças se envolveram nas oficinas planejadas pelas equipes. Teve oficina de construção de brinquedos, massa de modelar caseira, criação artística com releitura de uma obra de Van Gogh e também personalização de álbuns para os bebês.
Agradecemos a todas as famílias que se dispueram a participar conosco nesta manhã, construindo juntos um ambiente repleto de afeto, parceria e respeito para as nossas crianças.
Autor:
Irmã Dulce, CMEI
|
Fonte:
Karin Cristina