Família, Educação e Saúde...Zé gotinha ganhou reforço!

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

           Com a sensibilização para participação das crianças na Campanha de Vacinação contra Sarampo, os professores (Miriam, Amanda e Irismar) da turma do pré único começaram a perceber o interesse delas em saber: por quê precisavam se vacinar? Não é só gotinha? Quem vacina é o médico?

               Partindo dessas perguntas, os professores pensaram em propostas para as crianças saberem mais sobre o assunto e perceberem que a Unidade de Saúde é um espaço onde cuidam da Saúde das crianças e adultos, não precisam ter medo, pois muitos chegavam chorosos, contando da experiência.  Construíram então na sala o Canto do médico, onde através da brincadeira conversaram sobre os materiais usados por ele e a função do enfermeiro.

            E para ampliar o conhecimento das crianças, conseguimos junto a Unidade de Saúde uma visita para as crianças conhecerem ou reconhecerem o espaço e conversarem sobre as dúvidas. As famílias foram convidadas a acompanhar esse momento e hoje 20-09 tivemos uma experiência extremamente saudável!

              As crianças chegaram à Unidade de Saúde seguras, acompanhadas de suas famílias e a principio a enfermeira Mara, muito acolhedora conduziu o “tour” das crianças pela unidade. Começou por um lugar que muitos não gostam de entrar “coleta”, mostrou materiais e seguiu para a farmácia, almoxarifado, consultório de pediatria e nesse ambiente, João Pedro, Israel e Rafaela disseram: “Eu já entrei aqui”.  Ana Julia quis se pesar.

        Seguiram para a sala mais linda e legal da Unidade de Saúde segundo Mara. E Arthur disse: “A sala de Vacinação”. Entraram, viram a geladeira onde armazenam as vacinas e contaram com a Mara quantas vacinas até os cinco anos devem tomar fora as de campanha. E todos receberam o carimbo do Zé gotinha.

          Hora de entrar na sala das dentistas que já foram no CMEI!  As irmãs Sofia e Valentina lembraram que já entraram com a mamãe nesse consultório para cuidar dos dentes.

              Eliane enfermeira chefe mostrou a sala de enfermagem e Davi ao ver o símbolo na porta disse: “aqui dentro não pode fumar sabia?” Eliane conversou com as crianças sobre orientações da gripe, João Pedro falou da importância de lavar as mãos, tomar água e se alimentar bem. Por falar em alimentação a nutricionista perguntou as crianças se comiam frutas, se gostavam de legumes e os alimentos que mais fazem sucesso entre as crianças são o “arroz e feijão”.

           Quando bebês a refeição mais completa era o leite materno e as crianças do pré único aprenderam com os professores que o leite materno age como primeira vacina das crianças, protegendo das doenças. E como na Unidade de Saúde ainda não tinha um espaço reservado para o aleitamento materno, as crianças resolveram ajudar, preparando cartazes e folders para compor esse espaço e o CMEI contribuiu levando uma cadeira confortável.  

           Encerrando a visita, foi feita a inauguração do Espaço de amamentação da Unidade de Saúde, com o Isaque( irmão do Israel) sendo amamentado pela sua mãe Kely. Com isso reforçamos a parceria Família- Educação e Saúde, essenciais para o desenvolvimento de nossas crianças.

 Agradecemos o envolvimento de todos no processo!

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Pré Único