O ano letivo de 2022 começou 100% presencial depois de, praticamente, dois anos de modo remoto/híbrido por conta da pandemia da COVID-19.
Retornar diariamente com o cotidiano da nossa unidade, nos fez refletir ainda mais sobre como cada família têm suas características próprias e saberes singulares, construídos nas heranças culturais, nas especificidades locais, nas características individuais e nas interações sociais.
O CMEI, entra na história da criança ainda pequena, porém chega em um segundo momento, para compor esse processo educativo. É importante que haja uma continuidade dos cuidados e uma parceria de ações entre família e CMEI. E nesse processo, ambas desempenham a função educativa de modos diferentes e complementares. O desafio está em como construir essa parceria, essa complementação, respeitando as diferenças e validando os saberes de cada um.
Os profissionais do CMEI acolhem diariamente todas as crianças, considerando seus desejos e saberes prévios, valorizando a cultura de cada uma e com o seu grupo de crianças definem pontos de partida e de chegada no complexo jogo de experiências realizadas cotidianamente na unidade e que se traduzem em encantamentos e novas aprendizagens.
Nesse processo, procuramos sempre ouvir as famílias sobre o que acham do atendimento e do cotidiano do CMEI. Clique na foto do CMEI e confira alguns dos depoimentos.
Autor:
Josiane Gurak
|
Fonte:
CMEI Pedro Pelanda