Fala Curitibinha / Fala Curitibano 2022

    Publicado por:  Analine Manosso Lima Zucatti

Fala Curitibinha / Fala Curitibano 2022

             A manhã do dia 10 de novembro, foi uma manhã para apresentações dos trabalhos realizados junto ao FALA. Nossa cidade, faz parte do grupo de Cidades Educadoras, segue os princípios da Carta das Cidades Educadoras para a melhoria de diferentes setores e busca a construção de uma sociedade responsável, inclusiva, solidária e participativa.  

           Os estudantes de 4.º e 5.º ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial, participantes do Projeto Fala Curitibinha, são os protagonistas através da criação de propostas que valorizem suas necessidades e contribuições.  

           Os estudantes do 4. ° ano A da Escola Municipal CEI Érico Veríssimo, estiveram presentes no Salão de Atos do Parque Barigui para apresentar as boas práticas e a mudanças que implantaram na unidade através do trabalho encaminhado pela professora Camila T. S. Silva.  

           Os estudantes desta escola, inspirados nos moldes do Fala Curitiba, realizaram uma assembleia em sala de aula para elencar quais seriam as necessidades de mudança dentro das temáticas propostas pelo projeto Fala Curitibinha.

            Atentos ao meio de vivência, os estudantes sinalizavam o descontentamento com relação ao descarte de alimentos que sobram no almoço e lanches da unidade. Anteriormente, a esta percepção eles já vinham refletindo sobre a desnutrição e a fome no Brasil. Com este contexto, os estudantes foram instigados a refletir sobre a problemática do desperdício e perceberam a relação com o tema ODS 2- Fome zero e Agricultura Sustentável e ODS3 – Saúde e bem-estar.

           O objetivo da turma com apoio da professora era compreender o processo da cadeia produtiva e os recursos ambientais empregados até a chegada do alimento à nossa mesa, promover a alimentação saudável e reduzir o desperdício de alimentos na unidade escolar.

           Percebendo o grande desperdício que chegava a 50 quilos diários de comida e o impacto que isso gera de diferentes formas, os estudantes estabeleceram estratégias reduzindo significativamente o descarte.

           Para se tornarem possíveis tais aprendizagens, os estudantes participaram aula de campo no Mercado Municipal, criaram estratégias para reduzir o desperdício, como o autosserviço (quando o estudante serve-se sozinho), debates, palestras, construção de jogos, grupos de monitoramento e orientações.

           Como convidados, para abrilhantar ainda mais o Fala Curitibinha e mostrar que o exercício de Cidadania se começa desde os pequenos, as crianças do CMEI Madre Elvira realizaram uma apresentação do percurso trilhado sobre Cidadania e Segurança no Trânsito. Para conferir mais detalhes do processo neste CMEI, clique no link https://educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-protagonistas-exercendo-seu-direito-para-alem-dos-muros-do-cmei/25422 .

          Propiciar espaços para que as interações, diálogos e reflexões aconteçam é fundamental para educarmos cidadãos conscientes, conhecedores e pertencentes à cidade, desta forma comprometidos com ela e seu desenvolvimento.

Autor: Analine Manosso Zucatti | Fonte: Programa Linhas do Conhecimento
00389947.jpg
Fala 2022
1/32