Extra Extra! Tirando de Letra destaca produção de repórteres mirins nas escolas

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos

Reportagens, documentários, vídeos, pesquisas, enquetes e outras produções de estudantes que participam como repórteres mirins do projeto de Jornal Eletrônico Extra, Extra!, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, foram apresentadas nesta segunda-feira (5/11), no Tirando de Letra. Realizado no Canal da Música, no Mercês, o evento reuniu cerca de 300 participantes entre estudantes, professores, familiares e profissionais da rede de ensino.

O objetivo foi valorizar as boas práticas desenvolvidas no decorrer de 2018 e reconhecer a dedicação do trabalho dos professores e produções dos estudantes envolvidos. “É um momento de alegria e para evidenciarmos os bons resultados alcançados com o projeto que que explora de forma contextualizada a escrita e a oralidade nas escolas”, disse a Gerente de Inovação Pedagógica, Silmara Campese Cezário.

O evento contou com a participação de professores e estudantes de 23 unidades escolares que desenvolvem o projeto e 16 práticas foram apresentadas ao público. Entre os destaques, a experiência dos estudantes da Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto, supervisionada pela professora Marília Costa Jordão.

A partir da temática da fundação de Curitiba, os estudantes das turmas de 4º e 5º anos produziram reportagens sobre a lenda do Cacique Tindiqüera e aprenderam, entre textos e pesquisas históricas, se revezando em entrevistas e produções visuais parte a história da cidade.

“Eles se envolveram e aprenderam muito porque conseguimos, por meio do projeto Extra Extra! fazer a integração dos conteúdos de Língua Portuguesa, História, Geografia e tecnologias”, avalia a professora Marília. Satisfeitos também ficaram os estudantes, que tornaram-se protagonistas no processo de aprendizagem. “Foi muito divertido e quanto mais a gente descobria e aprendia mais a gente queria saber porque fazer reportagem é muito legal”, disse a estudante do 4º ano, Ana Luiza Araújo, 10 anos.

Produções de destaque
Assim como acontece no projeto, que toda a produção tem a participação ativa dos estudantes, no evento Tirando de Letra foram as crianças que apresentaram as produções de destaque. Grupos de estudantes se revezaram no palco e, acompanhados por professoras que interpretam as personagens Cinderela e Penélope Lero-Lero, interagiram com o público divulgando os trabalhos dos colegas.

O Projeto Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra! é uma das ações da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação que promove o uso das tecnologias e mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, acontece em 72 escolas explorando diferentes formas de comunicação e criando oportunidades para incentivar o pensamento crítico, protagonista e inovador no estudante.

O projeto Extra Extra! simula como é uma redação de um veículo de comunicação, desde a produção de textos, de imagens, com fotos e desenhos, além da editoração até a publicação na internet. Todas as etapas são desenvolvidas pelos estudantes, em equipes. Por meio do jornal eletrônico, os estudantes da rede de ensino expressam suas opiniões, transmitem informações, fazem alertas e divulgam eventos de suas escolas.

Os textos produzidos pelos jornalistas-mirins podem ser acessados no endereço www.cidadedoconhecimento.org.br

Autor: SME | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento - SME
00195344.jpg