“Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar,mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo apluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno dascrianças. Ainda, é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória decada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos), é possível evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado [...]. Trata-se de reunir elementospara reorganizar tempos, espaços e situações que garantam os direitos deaprendizagem de todas as crianças.” (BRASIL, 2018).
Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC - Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
Autor:
Professores e Equipe Pedagógica Administrativa
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Fonte:
CMEI do CAIC Cândido Portinari