Expressar desejos e sentimentos com o Monstro

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

As professoras da turma do Pré Único B perceberam a necessidade de falar sobre as emoções das crianças com as crianças, compreendendo a educação emocional como um processo que aprendemos ao longo do nosso desenvolvimentoO livro infantil O Monstro das Cores, de Anna Llenas foi a ferramenta pedagógica utilizada. A história estimula as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem através de cores.

A professora Rita de Cássia N. Clemente explica: “O livro conta a história do monstro das cores, que está confuso e não sabe o que está acontecendo. Suas emoções estão uma bagunça. Com a ajuda de uma menininha esperta, ele consegue desembolar tudo”. A história apresenta para cada cor, uma emoção. O amarelo representa a alegria; o azul, a tristeza; o preto, o medo.  Após conhecer a história  as crianças confeccionaram um Semáforo dos Sentimentos, onde cada um sinaliza diariamente como está se sentindo. O livro foi um sucesso com as crianças que desfrutaram do planejamento das professoras.

Josiane  Martins Avelino, professora de educação infantil conta que “teve o momento em que cada criança criou seu monstrinho fazendo desenhos em pequenos papeis. Em outra ocasião rolinhos de papel higiênico viraram o corpo do monstro e lãs foram utilizadas como cabelo”.

A professora de educação infantil, Tania K Coelho Nascimento conta que as crianças desfrutaram de diferentes atividades como confecção dos potes de sentimento, móbiles monstrinho, desenho do monstro e confecção do monstro em casa (com a participação das famílias) e o jogo do monstrinho: “Cada criança jogava o dado e a emoção que aparecia no mesmo eles tentavam imitar. Foi muito divertido, explica Tania.

Veja as fotos de alguns destes momentos:

Autor: Cristiane Fonseca | Fonte: CMEI Krasinski
00345518.jpg
Arte é sentir
1/26