Exposição sobre Música Erudita

Publicado por:  Cristiane Martins

As turmas dos 4os anos concluíram a primeira etapa do projeto de arte sobre “Música Erudita”. Aprenderam sobre a diferença entre orquestra de câmara e orquestra sinfônica e construíram duas maquetes com a representação de ambas.  Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os instrumentos da orquestra, bem como os naipes em estão organizados em um concerto: cordas, percussão e sopro. Para a percepção dos timbres e da intensidade, foi realizado um ditado sonoro, onde as crianças ouviram o som do instrumento e registraram o nome dos mesmos As crianças também conheceram uma das obras do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa Lobos (05/03/1887 - 17/11/1959): O Trenzinho Caipira (bachianas Brasileiras Nº 2). Essa composição foi apresentada aos alunos por diversos interpretes.

Com este trabalho os alunos tiveram contato com um novo estilo musical, ampliando seu repertório cultural. Estudaram os elementos formais da linguagem musical: ritmo, altura, intensidade e timbres.

Este projeto foi realizado de acordo com as orientações da equipe de música da Rede Municipal de Educação.

As crianças demonstraram muito interesse nos assuntos abordados, e participaram das aulas de maneira espontânea e criativa.

Para o encerramento desta etapa, foi organizada uma exposição para a apreciação de todos os alunos da escola.

Aprecie você também a composição de Heitor Villa Lobos.

Autor: CEI Prof. José Wanderley Dias, EM | Fonte: Professoras de arte Emili e Cristiane
Música Erudita