Expo Educação: professores recebem o vice-prefeito e aprovam oficinas

    Publicado por:  Maria Duarte

Alfabetização, organização pedagógica em ambientes virtuais e recomposição das aprendizagens foram os destaques deste segundo e último dia da Expo Educação Internacional 2023, que contou com a presença do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel.

“Meu apoio total aos investimentos na nossa educação, que é prioritária”, comentou Pimentel.

Ele destacou ainda a ampliação da oferta do integral na rede municipal de ensino.  “Até o final do ano que vem haverá opção de integral em todas as nossas unidades, isso é muito importante”, completou o vice-prefeito.

A feira, realizada nos dias 5 e 6/7 pela Secretaria Municipal da Educação no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, está em sua sexta edição, com cem mil vagas ofertadas, e também teve transmissão online pelo canal do YouTube da SME.

Os profissionais da Educação que participaram da sexta edição da Expo enriqueceram seu repertório formativo e já planejam como utilizar as novas habilidades e conhecimentos em sala de aula.

A professora Michele Cordeiro, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Madre Elvira (bairro Boqueirão), participou de uma oficina sobre fotografia. “Aprendi várias técnicas que não conhecia e como uso muito fotografias com as crianças, posso trabalhar de diversas maneiras, foi muito interessante”, avaliou Michele.

Ela também assistiu à apresentação do professor de neurociência Julio Luchmann. “A formação é muito importante na nossa área, tudo muda muito rápido e sempre temos algo a aprender, a atualizar”, frisou Michele.

A professora Sandra Mara, da Escola Caramuru (Cabral), participou de atividades sobre pintura. “É uma habilidade que preciso desenvolver”, disse. Nayara Correa, da unidade Mirazinha Braga (Mercês), também gostou de participar. “São muitas opções”, destacou.

Durante esta quinta a feira recebeu também professores da região metropolitana, como Contenda e São José dos Pinhais.

Histórico

Expo Educação é o maior evento de desenvolvimento profissional e pessoal ofertado, desde 2018, pela Secretaria da Educação aos 17 mil profissionais da educação pública curitibana.

Voltada a professores, diretores, pedagogos, inspetores, servidores da área administrativa, especialistas, parceiros de instituições ligadas à educação, universidades e comunidade, nos anos de 2018 e 2019 foi totalmente presencial e, em 2020, 2021 e 2022 no formato online, pelo canal da SME.

"Este grande evento, já consolidado, representa inúmeras possibilidades formativas", comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Este ano, a feira é realizada no formato híbrido, online e presencialmente no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, com 98 oficinas sobre diversos temas como inteligência artificial, ChatGPT, internet segura, uso de tecnologias na educação, cultura da paz, Cidades Educadoras, sustentabilidade, alfabetização e até meditação.

Os palestrantes são do Brasil, Espanha, Estados Unidos e Itália.

A Expo conta com a participação de diversas áreas da Prefeitura de Curitiba: Secretaria Municipal da Saúde, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), Guarda Municipal, Defesa Civil, CuritibaPrev e Agência Curitiba.

Autor: SME | Fonte: SME
00425876.jpg
O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, participa do segundo e último dia da Expo Educação Internacional 2023. Curitiba,
1/2