Expo Educação Internacional 2023: primeiro dia da feira tem participação do prefeito e estandes lotados

    Publicado por:  Maria Duarte

Com cem mil vagas para profissionais da Educação e comunidade em geral, foi aberta nesta quarta-feira (5/7) a Expo Educação Internacional 2023, com a presença do prefeito Rafael Greca.

“A compreensão do que é o mundo é o que a educação de Curitiba quer oferecer aos curitibinhas. E a formação dos professores é muito importante nesse sentido”, disse o prefeito.

Esse é o maior evento de desenvolvimento profissional e pessoal ofertado, desde 2018, pela Secretaria da Educação aos 17 mil profissionais da educação pública curitibana.

Este ano, a feira é realizada no formato híbrido, online e presencialmente no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, com 98 oficinas sobre diversos temas como inteligência artificial, ChatGPT, internet segura, uso de tecnologias na educação, cultura da paz, Cidades Educadoras, sustentabilidade, alfabetização e até meditação.

As palestras estão disponíveis pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal da Educação. Os palestrantes são do Brasil, Espanha, Estados Unidos e Itália.

Participam professores, diretores, pedagogos, inspetores, servidores da área administrativa, especialistas, parceiros de instituições ligadas à educação e universidades. A comunidade também pode participar, de maneira gratuita.

Na manhã desta quarta-feira, os estandes e oficinas ficaram lotados. Na abertura, foi lançado o Caderno Veredas Formativas, que é o principal programa de formação continuada da Educação.

“Neste caderno registramos processos e conceitos de formação dos professores, buscando reduzir as distâncias entre o que se diz e o que se faz. É mais uma ação para esta sexta edição da Expo”, pontuou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Cidades Educadoras

O estande das Cidades Educadoras, onde os visitantes podem conhecer mais sobre o conceito de cidade educadora e as boas práticas de Curitiba, foi bastante procurado. Pela primeira vez, a capital do Paraná vai sediar, em maio de 2024, o Congresso Internacional das Cidades Educadoras.

Desde outubro de 2019, Curitiba integra o seleto grupo de Cidades Educadoras. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.

Na prática, a adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.

Curitiba também coordena a Rede Brasileira de Cidades Educadoras, a Rebrace. “Fazer parte das cidades educadoras significa comunicação com outras, é compartilhar experiências, um diálogo produtivo no mundo global. Sediar o evento internacional é uma honra, muito importante para a cidade e o Estado”, comentou o coordenador da Rede de Cidades Educadoras, Nelson Bucker.

Outros destaques do primeiro dia de programação foram as oficinas de gameficação, alimentação saudável e plantas medicinais, o estande de vacinação ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde, além da palestra do professor Saturnino De La Torre, doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Barcelona (Espanha).

O estande da Saúde contabilizou, somente neste primeiro dia, a aplicação de 167 vacinas bivalentes anticovid e 160 da gripe.

Parceiros

A feira no Centro de Eventos Positivo conta com a participação de diversas área da Prefeitura de Curitiba: Secretaria Municipal da Saúde, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), Defesa Civil, CuritibaPrev e Agência Curitiba.

Presenças

Participaram o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o presidente do IMAP, Alexandre Matschinske; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; chefes dos Núcleos Regionais da Educação e profissionais da área, além do vereador Pier Petruzziello.

Autor: SME | Fonte: SME
00425839.jpg
Prefeito Rafael Greca, acompanhado da Secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, visita a Expo Educação Internacional 2023. Curitiba, 05/0
1/2