Expo Educação Digital 2022

Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Nessa semana, nos dias 7 e 8 de julho, ocorreu um evento de extrema importância para a formação profissional, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba a Expo Educação Internacional Digital, formato on line.  As palestras garantem formação continuada aos profissionais da rede, visando um aprimoramento e lapidação da ação profissional. A Expo Educação Internacional Digital representa uma semana de estudos pedagógicos, transmitido pelo canal da Educação no You Tube, participaram professoras, pedagoga e diretora de nossa unidade Centro Municipal de Educação Infantil Centro Cívico.

A importância da formação veio consolidada em um evento que abordou diversos temas nos dois dias de formação, como por exemplo: saúde na escola, neurociência aplicada à aprendizagem, direito educacional, Transtorno do Espectro Autista, criatividade, inovação e tecnologia, direito educacional, entre outros. O evento também disponível para a comunidade, contou com 12 horas de transmissão diária, palestrantes nacionais e internacionais, em debates abordando diversos temas.

Neste dia entregamos os tablets aos profissionais, que foi um compromisso do prefeito Rafael Greca com os profissionais da Educação de Curitiba, para que estejam "alinhados às tecnologias que permitem impulsionar esta cidade educadora, de ensino de qualidade e aprendizado prático, desenvolvendo nos curitibinhas a capacidade de pensar e crescer", diz o prefeito. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que “esses equipamentos facilitam o dia a dia nas unidades e fazem parte da estratégia de garantir uma educação disruptiva e inovadora em todas as etapas”.

Assim caminhamos inspirados em Freire, (1993, p. 19) [...] na  busca de fortalecer esse professor pesquisador, na "permanente busca, indagador, curioso em torno de si e de si no e com o mundo e com os outros; porque histórico, preocupado sempre com o amanhã, não se achasse, como condição necessária para estar sendo, inserido, ingênua ou criticamente, num incessante processo de formação".

Autor: Jurema Rodrigues | Fonte: CMEI Centro Cívico
Expo Educação Digital 2022