Exploração e movimento no Berçário II

    Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

A criança se desenvolve a partir da interação com o meio e o movimento é umas das primeiras formas disso acontecer. Explorando espaços, manipulando objetos e através de desafios a criança é capaz de construir conhecimento e compreender as interações entre eles. Potente em suas capacidades, aprende a todo momento com seus erros e acertos: puxando, empurrando, descobrindo... E as ações de movimento são essenciais para que os pequenos conheçam a si mesmos e ao outro, relacionando-se e desenvolvendo a atutonomia e identidade; contribuindo significativamente para o domínio das habilidade motoras desenvolvidas na primeira infância.

E cabe a nós propiciarmos um meio favorável ao desenvolvimento infantil em seus diversos domínios - a afetividade, a cognição e o movimento - realizando a mediação entre a criança e o conhecimento culturalmente construído e traduzido em diferentes linguagens.

Nesse mês na Turma do Berçário II B, das professoras Luciane, Sonia e Maria José o trabalho com movimento e interação esteve presente e nosso pequenos interagiram em todas as suas linguagens. A cada dia que passa mostram-se mais participantes  e ativos e nós ficamos felizes em fazer parte desse processo incrível.

 

[...] “a criança nos desafia porque ela tem uma lógica que é toda sua, porque ela encontra maneiras peculiares e muito originais de se expressar, porque ela é capaz através do brinquedo, do sonho e da fantasia de viver num mundo que é apenas seu.” (BUJES, 2008, p. 21).

Autor: Tamara J.P. Andrade | Fonte: Centro Municipal de Educação Infantil Sylvia Ortho
00129198.jpg
prof
1/5