Explorar e experimentar ideias, materiais e objetos no berçário II.
Foi muito significativo para nossas crianças a realização destas atividades, de forma lúdica e desafiadora: quisemos relembrar algumas brincadeiras que foram enviadas as famílias e outras elaboradas com intuito de que elas vivenciassem as mesmas propostas das crianças do remoto.
Ao brincarem de lençolbol, foi nítido a euforia enquanto movimentavam o tecido para embalar a bola evitando cair ao chão.
A pista de carrinhos criada com materiais recicláveis também ganhou destaque para a criatividade durante a brincadeira, sem contar com a “Cama de gato”, utilizando o mobiliário da sala, dando oportunidade as crianças de criarem suas próprias regras ao passarem pelos elásticos.
Durante a divertida corrida do cobertor e da caixa de papelão, desafiando as professoras, que brincar não tem idade e faz parte do aprendizado. No mundo do faz de conta a criança transforma o brincar heurístico, onde a caixa vira um carrinho e os tubos viram prédios. Notamos o entusiasmo das crianças e a criatividade de explorarem os blocos de madeiras com muito equilíbrio e concentração.
A percepção das crianças ao notarem um tatu bolinha no tatame, ficou mais divertido depois que a professora disponibilizou uma lupa para cada criança observar melhor os detalhes do inseto. De repente aparece Isabela com uma máquina fotográfica para registrar o momento.
A experiência e a sensação de entrar no túnel da centopeia e imaginar um lugar diferente e colorido, onde brincaram de passar e rolar livremente.
Na simplicidade de um brinquedo criado por Montessori, “o labirinto”, as crianças sentiram prazer e satisfação ao observar a passagem das bolinhas entre os tubos ao movimentar a caixa.
Assim é o nosso dia-a-dia na sala do Berçário II.
Professoras: Luciane, Lucilena e Luzia
CMEI SYLVIA ORTHOF
Autor:
Tatiani Do Rosário Manoel
|
Fonte:
CMEI Sylvia Orthof