Brincar faz parte da infância e, embora pareça só diversão, é o momento em que a criança está se desenvolvendo. Sabemos que criança sempre procura um jeito de brincar. “O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.” (VYGOTSKY, 1987). Portanto, a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. Nas situações em que a criança é estimulada, é possível observar que rompe com a relação de subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, o que expressa seu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento.
As crianças do CMEI brincam muito, de diferentes formas e jeitos. Em nossas propostas as professores oferecem muitas possibilidades para as crianças estarem brincando em casa.
A mãe do Robert – Sra Yoarlix compartilhou conosco imagens de seu filho explorando e se divertindo com a bola e uma caixa.
Podemos ver a alegria e o entusiasmo dele frente a novas descobertas. A fascinação traz a chance para um grande aprendizado. Novos desafios e conhecimento.
Autor:
Heloise Helena Lemes
|
Fonte:
CMEI ARNALDO AGENOR BERTONE