Experiências com luz e sombra

    Publicado por:  Soraya Gaspari

As crianças foram convidadas a explorar o retroprojetor com figuras em celofane. Foi sugerido que elas manipulassem as figuras no retro e projetassem na parede formando desenhos. De inicio foram montando para o lado delas, aos poucos, perceberam e foram montando de acordo com a projeção. O resultado foi super positivo e as crianças maravilhadas usaram a imaginação e criaram formas bem criativas.

MARIA CLARA montou um boneco: “- Olha fiz um boneco!”

DAVI CARVALHO criou um carro: “- Preciso de duas rodas para montar meu carro.” Não havendo dois círculos e as professoras procurando outra alternativa nas formas disponíveis ele avistou um hexágono e falou: “- Esse serve!”

CHERON montou uma pessoa e em meio a montagem a professora perguntou: - É um peixe? (pois a imagem estava deitada). Prontamente ela respondeu: “- É uma pessoa!” E corrigiu a posição das figuras para projeção.

CLARA disse: “- Eu fiz um cachorro!”

DAVY MIGUEL espalhou todas as figuras pelo retroprojetor e perguntado sobre o que seria sua construção respondeu: “-Um arco-íris!”

MARIA ANTONELLA concentrada montou a forma parecida com um anjo, após acrescentou outras formas e falou: “- É um arco íris!”

JOÃO enquanto montava, os colegas animados tentavam adivinhar ele acrescentou mais algumas peças e falou: “-É uma bola!”

HEITOR montou uma forma bem colorida participando com os colegas.

     Após as montagens as crianças foram convidadas a interagir com as formas projetadas, brincando de fazer de conta que as formas eram pesadas ou fugiam do seu alcance, ainda criaram outras brincadeiras. A proposta foi um sucesso!

 

Turma: Pré 1

Professoras: Alessandra e Liliana com a participação da diretora Soraya.

Data:15/09/21

Autor: Alessandra Brandão e Liliana Zolkiewycz | Fonte: CMEI Professora Lygia Carneiro
00312462.jpg
Experiências com luz e sombra
1/13