O Cmei Boa vista vem realizando há alguns anos atividades relacionadas aos cuidados com os espaços externos da unidade. Sempre que possível com a participação das crianças em várias etapas. Desde as sugestões com ideias sobre como melhorar estes espaços, passando pelo estímulo ao engajamento dos pais, até a efetiva colaboração na execução das atividades.
Na revitalização da área externa do Cmei, iniciamos pela natural curiosidade das crianças em saber de onde vem os alimentos que consomem. Fizemos algumas perguntas sobre quais as hortaliças, legumes e frutas que os pais costumam comprar. Se eles acompanham os mesmos nas idas aos pontos de venda, bem como suas preferências quanto ao consumo desses alimentos.
Para complementar e enriquecer as atividades, fizemos uma pesquisa junto às crianças sobre qual jardim ficaria melhor no Cmei. Apresentamos várias fotografias de jardins dos mais vaiados tamanhos e formatos. Após essa etapa, selecionamos quatro fotografias de jardins adequados ao espaço disponível. Dentre estes, as crianças tinham que optar por apenas um, por meio de votação com tampinhas coloridas. Para cada jardim, uma determinada cor de tampinha (azul, verde, amarela ou vermelha).
Após as conversas com as crianças sobre a origem das hortaliças e legumes, recebemos da SMAB e do Horto Municipal as mudas e insumos para implantação da horta. Para preservar as hortaliças da presença de gatos, optamos por fazer um horta suspena com canos de PVC segurados por cordas.São três canos com dois metros cada. Um para cada turma.
Experiências sobre outras possibilidades de cultivo de alimentos.
Concomitante aos cuidados com a horta, perguntamos às crianças se era possível germinar sementes em papel toalha, terra seca ou água. As respostas foram bem variadas. Então, colocamos em prática as possibilidades de plantio. As crianças colocaram pedaços de cenoura, batata doce e cabeça de alho em água. Sementes de tomate cereja, morango e girassol em papel toalha, água e terra seca.
Jardim
Solicitamos às crianças e aos pais que observassem nas proximidades a existência de pedras brancas. Alguns relataram que havia algumas espalhadas num terreno baldio próximo ao Cmei. Com a colaboração de alguns pais, coletamos as pedras para compor o jardim.
Na execução da atividade de revitalização do jardim, as crianças optaram por um modelo com pedras brancas dividindo as plantas, formando triângulos.
PROFESSORES: LEISIRRE E JOSÉ VALTER
Autor:
Leisirre A. Beliziani Cordeiro
|
Fonte:
CMEI BOA VISTA