Experiência do Assoreamento do Solo

    Publicado por:  Cristiane Aparecida de Paula Pinto

No mês de abril os estudantes da UEI Padre João Cruciani do período da manhã fizeram a experiência do assoreamento do solo. Com garrafa PET, terra, alpiste, tudo dentro de uma caixa, os estudantes observaram o crescimento da planta de um lado do rio (aqui representado pela garrafa PET). Do outro lado ficou somente a terra. Depois de 8 dias, quando as plantas estavam desenvolvidas, foi regado os dois lados. Os estudantes observaram o escoamento da água. Perceberam que o lado com as plantas, a água não desceu direto, diferentemente do lado sem plantas.

Vários conceitos, que em sala de aula são bem abstratos, puderam ser trabalhados com este experimento: degradação do solo, deslizamentos de terra, assoreamento de rios, o desmatamento, a proteção dos cursos de água, etc.

As principais causas do assoreamento de rios, ribeirões e córregos, lagos, lagoas e nascentes estão relacionadas aos desmatamentos, tanto das matas ciliares quanto das demais coberturas vegetais que, naturalmente, protegem os solos. A exposição dos solos para práticas agrícolas, exploração agropecuária, mineração ou para ocupações urbanas, em geral acompanhadas de movimentação de terra e da impermeabilização do solo, abrem caminho para os processos erosivos e para o transporte de materiais orgânicos e inorgânicos, que são drenados até o depósito final nos leitos dos cursos d’água e dos lagos. Apesar de não "matar" os rios, o assoreamento pode aumentar o nível de terra submersa e ajuda a aumentar os níveis das enchentes nos espaços urbanos e rurais de ocupação humana.

Autor: Pe. João Cruciani, EM | Fonte: escola
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Alunos da UEI realizam experiência de assoreamento do solo.
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