Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Experiência demonstra causas do efeito estufa e malefícios do cigarro

    Publicado por:  Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas

            Durante a aula de Práticas de Educação Ambiental, a professora Bruna Kwasinski, desenvolveu uma experiência que demonstrou aos alunos o acumulo de poluição, as consequências do efeito estufa no corpo humano e os malefícios do fumo de cigarro.

            O efeito estufa é um processo físico em que da acumulação de gases causadas pela atividade humana absorve e devolve a superfície parte da radiação infravermelha emitida pela terra, percebida pelo aumento de calor. Esses gases são provenientes da queima de combustíveis fósseis (poluição), desmatamento e utilização de fertilizantes, e carregam partículas de resíduos químicos que se acumulam no ar e são respirados todos os dias pelas pessoas.

            A experiência utilizada foi a da garrafa fumadora, que utiliza uma garrafa com água, um cigarro e um guardanapo. A experiência consiste em fazer a garrafa “fumar” o cigarro, que é colocado num furo feito na tampa da garrafa e vedado. Deve ser feito outro furo no fundo da garrafa para que a água escape e abra espaço para o ar, assim a garrafa suga a fumaça do cigarro. “Quando toda água saiu, retiramos o cigarro da tampa e no lugar colocamos um guardanapo. E pelo buraco que serviu de escape para a água assopramos para que a fumaça do cigarro passasse pelo guardanapo na tampa, depositando os resíduos no papel”, comentou Bruna. Ao retirar o guardanapo, ele apresenta um tom marrom, derivado das partículas de sujeira da fumaça, demonstrando como fica o pulmão de um fumante.

            Desse modo, os alunos puderam ter ideia de como o pulmão funciona e reage ao inalar a poluição acumulada e em contrapartida tiveram uma aula de prevenção ao uso do cigarro e de outras drogas que são inaladas como crack e maconha. 

Autor: Gustavo Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM