Estudos e formações.

    Publicado por:  Tatiani do Rosário Manoel

E hoje a Equipe do CMEI SYLVIA ORTHOF teve mais um dia de estudos e formações.

Entendendo que o aprendizado é constante, tivemos manhã e tarde de palestras significativas.

Pela manhã a querida Marília, do setor de Tecnologias, nos agraciou com seu conhecimento e dinâmica, sobre as inúmeras possibilidades da plataforma Google for Education.

Diante desse novo modelo de ensino, aprender sobre as Tecnologias tem sido um grande desafio e mais do que nunca os profissionais da educação devem estar envolvidos e engajados nas práticas de inovação e tecnologia. 

Na Educação Infantil, o uso de ferramentas tecnológicas, a partir de intencionalidades educativas, permite vivências interativas que facilitam a internalização do conhecimento. Além disso, há o estímulo quanto ao desenvolvimento da autonomia, colocando a criança de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem. Além de facilitar a construção de documentos e materiais que auxiliam os professores em suas práticas. 

A tarde pensamos em como vamos reescrever o Projeto Político Pedagógico de cada unidade, a partir dos estudos realizados e da fala de Maria Carmen Barbosa sobre o PPP, como construção coletiva com princípios na escuta e nos diálogos.

O PPP não é somente um documento, ele precisa revelar as concepções da unidade. Deve mostrar como termos rebuscados e bonitos podem se fazer reais na unidade, no cotidianos vivenciado por meio das relações. 

Segundo Ilma Veiga a construção coletiva é o que possibi­lita a sustentação e a legitimação do Projeto Político Pedagógico, pois este deve ter a sua construção de forma dinâmica, exigindo esforço e comprometimento de todos os segmentos envolvidos.

Autor: Tatiani Do Rosário Manoel | Fonte: CMEI Sylvia Orthof
00298095.jpg
PPP
1/2