Estudo do Solo

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

A proposta da Prática de Educação Ambiental sempre foi levar os alunos a compreender os fenômenos naturais e associá-los às ações humanas no meio em que vivemos. Pensando nisso os alunos do 3º B foram a fundo em suas pesquisas sobre a formação do Planeta Terra e Litosfera e juntamente com a professora de Práticas Ambientais, Janaina Boschilia, realizaram uma deliciosa receita de brigadeiro. Além de estabelecerem relações sobre as altas temperaturas e a presença do magma encontrado no interior da Terra, ainda compreenderam o processo de resfriamento e formação da crosta terrestre. Ao final da aula puderam saborear o doce de forma ainda mais divertida e prazerosa!

 Através de outras experiências, observações e muita discussão os estudantes também entenderam como ocorre a formação, o desenvolvimento e constituição dos solos e seus componentes. Perceberam a importância da água e da vegetação para preservação e sustentação dos solos. Neste sentido, assim como a Educação Ambiental, a Educação em Solos colocou-se como um processo de formação que, em si, precisou ser dinâmico, permanente e participativo.

O projeto teve como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida dos estudantes bem como a necessidade da sua conservação e da sua ocupação de forma sustentável. 

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Janaina Boschilia
00064980.jpg
b
1/11