Estudantes visitam exposição de Casas Polonesas

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

A semana começou animada e cheia de descobertas históricas e culturais para os meninos e meninas que frequentam a Escola Municipal dos Vinhedos, em Santa Felicidade. Cerca de 65 estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar novos conhecimentos sobre a cultura dos imigrantes poloneses por meio de uma Aula de Campo de Rota promovida pelo Programa Linhas do Conhecimento. O objetivo foi levar os pequenos a aprender sobre o entorno e a história da cidade.

O passaporte para conhecer a história da chegada dos imigrantes ao local foi a exposição “Casas Polonesas” realizada pelo artista Sergio Serena, na sede da Fundação Cultural de Curitiba, da Rua da Cidadania de Santa Felicidade. A participação do grupo, motivada já no ambiente da sala de aula, contou com muita pesquisa, informação e ilustração de tempos que remontam fatos e curiosidades, muitas vezes, já narrados pelos avós dos estudantes.

 "Hoje fomos visitar a exposição das Casas da Polônia e o que eu mais gostei foi ver como são feitas as casas polonesas e seus detalhes de troncos encaixados" diz a aluna Gabriela Bergamaschi Busignani do 5º ano. Ainda hoje a arquitetura do município tem traços dessas construções que puderam ser identificadas pelos estudantes.

Os poloneses chegaram em 1871 e criaram as colônias de Tomás Coelho (Araucária), Muricy (São José dos Pinhais), Santa Cândida, Orleans, Pilarzinho e Abranches. Atuaram basicamente na lavoura e no comércio. Hoje formam, em Curitiba, a maior colônia polonesa do Brasil.

“A fim de proporcionar uma valorização e resgate ao respeito pela nossa cidade, buscamos relacionar essa proposta de trabalho com o objetivo de mostrarmos aos estudantes que podemos e devemos conhecer a história da nossa cidade, pois é nela que vivemos nos tornamos cidadãos e muitas vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida nela”, explicou a responsável pelo programa na regional de Santa Felicidade, Sandra Mara de Lima.

O evento possibilitou também a ampliação do conhecimento dos alunos quanto aos  imigrantes, suas contribuições à cultura e sua importância para o desenvolvimento de nossa cidade e do Paraná. Além das exposição, a Administração Regional  explicou os serviços ofertados na Rua da Cidadania.

Na ocasião a Secretaria de Esporte Lazer e Juventude (Smelj) distribuiu panfletos das aulas ofertadas para os adultos, jovens e crianças, convidando os estudantes e seus familiares para participarem das práticas ofertadas aos moradores da regional. Também foram parceiros da ação a Guarda Municipal  e a Administração Regional. 

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: NRE Santa Felicidade
00138354.jpg
Estudantes visitam exposição de Casas Polonesas
1/10