Estudantes vendem produtos cultivados por eles mesmos em Horta Escolar do CEI Professor Lauro Esmanhoto

    Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

 

  Com a Oficina de Educação Alimentar, a professora Eloisa Nonnenmacher Scremin, de Práticas de Educação Ambiental vem realizando diversas atividades com o intuito de incentivar o consumo de alimentos saudáveis e contribuir para que os estudantes experimentem novos sabores. Concomitantemente vem atuando com o Projeto Horta Escolar do CEI Lauro Esmanhoto, ampliando estas atividades, que estão rendendo bons frutos, quer dizer, boas hortaliças e temperos!

  Além de realizar a revitalização, o plantio e a manutenção da plantação com os estudantes das turmas do 1° ano C, 2° ano B e 3° anos B e C, a professora Eloisa trabalha a conscientização sobre a importância dos produtos e da alimentação saudável. Já em sala de aula, a professora tem uma proposta nomeada "Canteiros Alternativos", que tem como objetivo estimular os estudantes a confeccionar e cuidar de um canteiro em sua casa, com materiais fáceis de serem adquiridos como garrafas pets, caixas de leite longa vida, potes de sorvete, etc.

  Desenvolver o trabalho com a Horta Escolar é importante para que os estudantes aprendam que é fundamental a preservação dos recursos naturais para a produção dos alimentos.

   Criar esta consciência nas crianças é garantir um cidadão que, além de respeitar o meio ambiente, irá cuidar do coletivo e principalmente, experimentar alimentos diversos, priorizando alimentos naturais cultivados na terra, quem sabe até incentivando familiares e comunidade a produzir hortas comunitárias.

   Além de participarem de todo o processo das atividades com a horta, que ocorrerão durante todo o ano letivo, os estudantes também colheram as hortaliças e ajudaram a professora Eloisa a vender, para as demais professoras os produtos da horta do CEI Lauro Esmanhoto, o dinheiro arrecadado com a venda é revertida para a compra de mais sementes que irão brotar na horta, como a estudante Sophia Vieira Borges, do 3° ano B explica no vídeo para a professora Adriana Margarete da Silva Rolim Gonçalves, das Práticas de Ciência e Tecnologia.

 

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto
00342808.jpg
As professoras Katy Filla, Sônia Aparecida Rosa Stasiak, Simone Hella Rodrigues Alves da Silva e a inspetora Regina Celia Ramos, também adquiriram os
1/7