Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Estudantes plantam oitava árvore dando continuidade as ações do Plano de Ação

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

     Na última semana, os alunos da Unidade de Educação Integral Pilarzinho plantaram a oitava muda de árvore na área externa da escola, avançando no projeto de paisagismo e cuidado com a unidade. O trabalho está sendo desenvolvido pela professora Bruna S. Kawaskinski, na prática de Educação Ambiental.

     Todo o processo de plantio é desenvolvido pelos estudantes da unidade, eles escolhem o local, fazem o buraco, retiram a muda do plástico e colocam na terra. Já foram plantados dois ipês, duas araucárias e quatro árvores frutíferas (pitanga, goiaba e araçá), todas recebidas do Horto Municipal.

     Além dos aspectos conceituais de uma planta como quais são as suas partes, como acontece à germinação, quais os cuidados se deve ter  e qual o impacto de uma árvore no meio ambiente, os estudantes estão aprendendo que a mudança parte de pequenas ações, e que esta movimentação pode melhorar o espaço em que se vive, não só esteticamente, mas, também, em outros aspectos. “Queremos desenvolver nestes estudantes um olhar voltado ao respeito e ao cuidado com a cidade, com o meio ambiente e com o outro, mostrando que práticas sustentáveis podem melhorar nossa relação com o ambiente em que estamos inseridos, impactando positivamente em nossa qualidade de vida”, afirma a professora.

     “Pensamos numa educação que trabalhe questões que envolvam uma relação que forme cidadãos capazes de aplicar os conhecimentos construídos na sala de aula em sua realidade, protagonizando mudanças sociais, culturais e políticas que protejam a natureza e o futuro do planeta, bem como impulsione mentes criativas no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a sociedade”, afirma o articulador Gustavo Prestini.

    Estas atividades estão em consonância com o Plano de Ação da escola que pretende melhorar sua área interna e seu entorno, deixando o ambiente limpo e esteticamente bonito, e também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, que buscam um caminho sustentável com medidas transformadoras.

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM