Estudantes participam de aula de campo e aprendem sobre preservação

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

Alunos do 4º e 5º ano da UEI Foz do Iguaçu participaram, na sexta (30), de uma aula de campo cheia de aventuras no Bosque Reinhard Maack. Durante a aula os estudantes puderam apreciar as belezas naturais e ao mesmo tempo participarem de algumas atividades radicais existentes no bosque.

Orientados pela professora de práticas ambientais, Mônica Kolitski e Jucileine Malosti a aula teve o objetivo de possibilitar a interação com a natureza. 

Com muita empolgação e energia os estudantes ficaram fascinados com local. "A Trilha da Aventura deixou os alunos encantados",  disse Jucileine. "A caminhada na trilha conscientiza sobre a importância da preservação da natureza e a diversão dos pequenos nos brinquedos radicais foi inesquecível", completou Mônica.

A Aula de Campo foi uma ação realizada pelo Programa Linhas do Conhecimento e para se inscrever fique atento nas datas e orientações de participação. Para saber mais CLIQUE AQUI

 

Bosque Reinhard Maack

Localizado no bairro Hauer, possui uma área de 78.000 m2 coberta pela vegetação original de Curitiba, os chamados "capões". Neles, o pinheiro do Paraná forma um andar superior que cobre os outros, onde aparecem a aroeira, caúba, pessegueiro-bravo, bracatinga, pau-de-bugre, o branquilho.

A Trilha da Aventura, formada por um conjunto de 16 brinquedos, faz do Bosque Reinhard Maack um lugar diferente dos costumeiros bosques/parques. Construídos em madeira, brinquedos como o congo, pesca, alvo, trampolim, gangorra, salto, peso, muralha, travessia, hexágono, teleférico, escalada, túnel, escorregador, mirante e argola, vão se sucedendo ao longo da trilha.

As visitas de grupos de crianças nos dias de semana, tem o acompanhamento do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, unindo lazer, educação e consciência ecológica.

Reinhard Maack, que emprestou seu nome ao Bosque, foi um aventureiro de verdade. Veio da Alemanha para o Brasil em 1923 para ser engenheiro de minas da Cia. de Mineração e Colonização do Paraná. Foi ele quem descobriu e mediu o ponto mais alto do Estado, o "Pico do Paraná", localizado na Serra do Mar e que tem 1.922 metros de altura. Era cartógrafo, geógrafo, paleontólogo, engenheiro de minas, geólogo. Maack organizou e participou de grandes expedições pela África, América do Sul, América do Norte. Realizou pesquisas na Patagônia, Andes, Tunísia, Himalaia, Kilimandjaro. Foi professor de Geologia e Paleontologia na Universidade Federal do Paraná.

 

Autor: Sandra Mara de Lima | Fonte: NRE Santa Felicidade
00144463.jpg
EM Foz do Iguaçu_ Bosque Reinhard Maak
1/17