Estudantes cumprem desafios na Gincana Virtual 2017
A Gincana Virtual está na sua 6ª edição, e consiste em estimular os estudantes e professores do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, a utilizarem recursos tecnológicos digitais para o desenvolvimento da identidade local (pertencimento) em relação com a identidade global (cidade).
Nesse ano a Gincana abordou um tema muito interessante e atrativo para as equipes participantes: “ Nas trilhas da cidade: conexão curitibinh@s”.
A equipe Gênios do Ulysses fez uma pesquisa nas páginas das outras equipes e essa pesquisa foi muito relevante, pois pudemos conhecer curiosidades, histórias, e informações importantes sobre os diferentes bairros de Curitiba.
Você conhece a história de Curitiba?
Os alunos da escola Érico Veríssimo, da equipe Heróis da Igualdade, visitaram a praça Tiradentes, localizada no centro da cidade e contaram como surgiu a nossa cidade.
História de Curitiba:
O primeiro lugar que encontraram ouro no Brasil, foi em Paranaguá no século XVI. Mas como o ouro era pouco, os exploradores bandeirantes, decidiram subir a Serra do mar a procura de mais metais valiosos. Diz a lenda que quando chegaram no planalto, eles consultaram os índios Tupi Guaranis que viviam na região naquela época e um cacique da tribo fincou sua vara e disse: - “Curi-tiba”.
Os exploradores então construíram uma capela, e surgiu um pequeno povoado, poucas pessoas moravam na região. Conforme esse povoado foi se expandindo houve a necessidade da criação de regras. A população pediu que fossem criadas as regras da cidade. Falava-se que precisavam ser eleitos “homens bons” para criar as regras. Foi aí que aconteceu a primeira eleição para a câmara de vereadores. Oficializou-se então o nome do povoado: Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O capitão povoador de Curitiba foi Mateus Martins Leme, que fundou a cidade no dia 19 de março de 1693.
Atualmente dois obeliscos na Praça Tiradentes remetem e confirmam a história de Curitiba. Um surgiu em comemoração aos 250 anos da fundação: "Este marco assinala o chão sagrado em que os pioneiros povoadores dos campos de Curitiba elegeram as primeiras autoridades públicas e fundaram a Vila sob a égide de seu patriarca, o capitão-povoador Matheus Martins Leme’’. O outro faz menção ao Marco Zero e demarca as distâncias para outros Estados e a cidade de Paranaguá.
Você sabia que hoje Curitiba tem 75 bairros? A equipe Gênios do Ulysses conheceu um pouco mais sobre alguns desses bairros.
Ao acessar a página da escola Érico Veríssimo, que está localizada no bairro Alto Boqueirão, descobrimos que este bairro foi fundado por imigrantes russos , que a linha do trem passa pela região e que os moradores que vivem nesse bairro relatam que é um bairro rico em comércio e muito bom de se morar. Esse bairro possui pontos turísticos de Curitiba muito visitados: o Parque Nacional do Iguaçu e o Zoológico de Curitiba.
Para mais informações e curiosidades assista o vídeo dos Heróis da Igualdade acessando: https://www.youtube.com/watch?v=z-SRc6HpgOQ
A equipe Movimento, composta por estudantes da escola CEI do Expedicionário, localizada no bairro Novo mundo, contam que a Escola foi inaugurada no ano de 1988. E ela é localizada perto de várias indústrias e comércios. A escola pertence a Vila Uberlândia. Os estudantes relatam que a infraestrutura da vila precisa de melhorias. Essa vila possui uma praça bem grande onde os alunos se reúnem para brincar. O bairro foi nomeado por um imigrante que descobriu um novo mundo e nomeou um mercado com esse nome.
Para mais informações acesse: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/desafios-da-gincana-virtual-2017/9016
A Equipe Gralha Azul, composta por estudantes da escola João Macedo Filho, localizada no bairro Uberaba, relataram que o bairro Uberaba, é um dos mais populosos de Curitiba. Os moradores desse bairro contam que existe uma linha imaginária que divide-o em dois: Uberaba de cima (lado esquerdo da Av. Comendador Franco sentido centro-bairro), e o Uberaba de baixo (lado direito da Av. Comendador Franco sentido centro).
A Avenida Comendador Franco é mais conhecida pelo nome de Avenida das Torres por causa das grandes torres de transmissão de energia. Essa avenida possibilita fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Curitiba.
Além disso, a Equipe Gralha Azul conta que o bairro foi fundado por imigrantes de diferentes etnias, que possui muito comércio e destaca-se na gastronomia pois possui um grande número de churrascarias. Para conhecer ainda mais essa região acesse: https://drive.google.com/file/d/0B_hgVsQMk9QASFREWjNJQnY2MlU/view
Nós da equipe Gênios do Ulysses ficamos impressionados com a diversidade de culturas, histórias e belezas da nossa cidade. Cada região tem sua história, sua importância e contribui para que Curitiba continue sendo uma capital moderna, bonita e repleta de pontos turísticos.
Além de ampliar nossos conhecimentos sobre o lugar onde vivemos, a Gincana Virtual 2017 também propôs um desafio muito legal: revitalizar um espaço onde vivemos. As equipes participantes revitalizaram praças e espaços do ambiente escolar, com a ajuda de toda a comunidade. Foi incrível ver o empenhos de todos unidos por melhorar espaços que convivem.
“ Participar da Gincana Virtual 2017, foi muito legal, nós aprendemos muitas coisas da nossa cidade”, relata o aluno Gustavo Henrique Corta Lopes do 5 ano, integrante da Equipe Gênios do Ulysses.
Notícia produzida pela Equipe Gênios do Ulysses, estudantes da Escola Municipal CEI Ulysses Silveira Guimarães orientados pela Professora Anelise Nico Paes
Fontes:
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/participantes/3952
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/desafios-da-gincana-virtual-2017/9014
http://www.curitibaantiga.com/fotos-antigas/193/Pra%C3%A7a-Tiradentes-Catedral.html
http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/praca-tiradentes/
http://www.viagemdeferias.com/curitiba/turismo/mapa-curitiba.php
https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303441-d2325557-i228758606-Zoologico_Municipal_de_Curitiba-Curitiba_State_of_Parana.html
http://www.sjp.pr.gov.br/infraestrutura/
Autor:
CEI Ulysses Silveira Guimarães, EM
|
Fonte:
CEI Ulysses Silveira Guimarães