Estudantes gravam vídeo e assinam termo de compromisso para combater o bullying na escola

    Publicado por:  Luciene Cristina Fraga Lacerda

       O bullying é uma prática presente em muitas escolas. Muitas vezes ele vem “disfarçado” de simples brincadeiras que leva o agressor a pensar que não está cometendo bullying.

       De acordo com a pedagoga da escola, Márcia Alessandra Fagundes de Almeida, “quando pensamos em bullying na escola, logo pensamos na intimidação do mais forte, mas esquecemos que xingamentos ou apelidos tão comuns entre as crianças, também podem causar sofrimento psicológico, e nos leva a pensar que a solução para isso está em uma pequena palavra, mas com imenso significado: RESPEITO”.

       O respeito é fundamental para a boa convivência na escola e pensando nisso, os estudantes da Unidade de Educação Integral 1 da Escola Municipal Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, produziram um texto coletivo sobre o que aprenderam em forma de poema e gravaram um vídeo para conscientizar e incentivar outras crianças a combater o bullying.

Vídeo: Você tem direitos, eu respeito!

       Depois de aproximadamente dois meses de trabalho realizado com roda de conversa, vídeos sobre o tema, produção de texto coletivo e ilustrações, os estudantes transformaram o que aprenderam em um vídeo.

       O vídeo foi produzido pelos estudantes que participam do projeto do jornal eletrônico Extra, Extra, na oficina de Jornal Escolar, em Acompanhamento Pedagógico com a orientação da professora Luciene Fraga. O vídeo foi produzido a partir do tema “Você tem direitos, eu respeito”, da Secretaria Municipal de Educação.

       A notícia sobre este trabalho foi publicada no site da Prefeitura Municipal de Curitiba, através do link .

       A Band News FM, também gravou uma entrevista com a professora e estudantes sobre este trabalho e publicou uma notícia que pode ser acessada no link. 

 

Termo de compromisso

       O termo de compromisso, foi um documento criado como ação simbólica, para que todos os estudantes que se comprometessem a não praticar o bullying pudessem assinar, firmando assim um compromisso contra a prática do bullying aos colegas.

 

RPC TV

       O repórter Bruno Fávaro e sua equipe da RPC TV, estiveram na Unidade de Educação Integral 1 e gravaram uma matéria sobre o trabalho realizado pelos estudantes. A reportagem foi ao ar no mesmo dia, (21/08) no programa Boa Noite Paraná e no dia seguinte no Bom dia Paraná. Para acessar a matéria completa, acesse o link.

 

Jornalistas mirins

       Os jornalistas mirins da UEI 1 foram convidados a apresentar o trabalho realizado sobre o bullying a todas as crianças da Escola Municipal Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.

       O evento aconteceu no dia 22 deste mês, e cerca de 400 estudantes participaram da entrega e assinatura dos termos de compromisso.

       A equipe de comunicação da Secretaria Municipal de Educação, acompanhou este trabalho e publicou uma notícia no site Cidade do Conhecimento que pode ser acessada pelo link.

       Durante o evento, os jornalistas mirins também apresentaram o vídeo que produziram a partir do tema "Você tem direitos, eu respeito". Para visualizar este trabalho, clique no vídeo a seguir.

 

Autor: Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, EM | Fonte: Luciene Cristina Fraga Lacerda
00184403.jpg
Trabalho sobre o bullying
1/13