Estudantes e professoras da EJA realizaram Saída Cultural ao Parque da Ciência Newton Freire Maia

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

 

Estudantes e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais Anísio Teixeira, Araucária, CEI Augusto C. Sandino, CEI Bela Vista do Paraíso, CEI Doutel de Andrade, CEI Prof. Lauro Esmanhoto, CEI Romário Martins, Prof. Kó Yamawaki e Tanira Regina Schmidt, realizaram Saída Cultural ao Parque da Ciência Newton Freire Maia, no início do mês de maio.

 

Localizado na cidade de Pinhais, o Parque Newton Freire Maia é um espaço dedicado à divulgação científica e tecnológica, que busca o incentivo para a discussão a respeito do caráter humano presente nas ciências e a importância de uma análise crítica dos impactos sociais, culturais e ambientais do progresso científico e tecnológico. O Parque consiste em recurso amplamente utilizado por professores das mais diversas áreas, oportunizando a possibilidade de complementar enorme gama de assuntos vistos em ambiente escolar. Oferece oficinas e visitas orientadas e dispõe de recursos didáticos, multimídia, experimentos, painéis e ilustrações.

 

Seguem os depoimentos das turmas da EJA do NRE Boa Vista, após a visita:

 

EM Anísio Teixeira - "Foi muito legal. Poderíamos ir toda semana! Observamos coisas que sequer sabíamos existir. Os ensinamentos sobre as pedras e fósseis foi o máximo." (Turma da Profª.  Sueli)

"Estava maravilhoso, pena que o tempo foi pouco. Foi interessante observar a lua com o telescópio. Perceber que nem tudo que vemos iluminado no céu durante a noite são estrelas. Nunca pensamos que poderíamos ver planetas no céu a olho nu. Os ossos (fósseis) de dinossauros também foram surpreendentes. Os instrutores foram ótimos, muito atenciosos. Gostaríamos de ter outras oportunidades como esta. Cada passeio é um sonho. Aprendemos coisas novas, fazemos amizades, a nossa mente fica mais leve." (Turmas da Profª. Marcia)

EM Araucária -  "O Parque da Ciência Newton Freire Maia é muito interessante porque nos mostrou muitas coisas que nós não sabíamos, tais como: a energia, os fósseis, as rochas, os espelhos, as estrelas e o planetário."

EM CEI Augusto C. Sandino - "No planetário, nos sentimos no céu, pois observamos as estrelas, do entardecer passamos pela noite até o amanhecer! Faltou apenas o canto dos passarinhos avisando que o dia estava clareando!"

EM CEI Bela Vista do Paraíso - " Todos acharam coisa de outro mundo."

EM CEI Romário Martins - "O passeio foi importante porque vimos muitas coisas que só eram vistas nos livros."

EM CEI Doutel de Andrade - "Gostamos do planetário, porque pareceu que realmente estávamos no céu."

EM Prof. Kó Yamawaki - "As questões, fatos vividos e observados no Parque, contribuíram no processo de ensino-aprendizagem, levando os estudantes da nossa escola a refletir sobre a importância de assuntos que existem em toda parte e que muitas vezes não são percebidos"

EM Tanira Regina Schmidt - "O nosso passeio ao Parque da Ciência foi tão interessante, pois vimos curiosidades que antes não conhecíamos. Foi tão eletrizante que ficamos até de cabelo em pé!"


Fonte: Cristina Aparecida Jordão - Pedagoga da EJA

 

 

 

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Cristina Aparecida Jordão - Pedagoga da EJA
00036176.jpg
EJA NRE Boa Vista - Visita ao Parque Newton Freire Maia
1/7