Estudantes dos 8ºs anos do CAIC Bairro Novo desvendam o Cubismo nas Aulas de Arte!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Todos sabemos o quanto os professores do CAIC Bairro Novo fazem trabalhos maravilhosos e hoje iremos conhecer um pouco mais sobre a professora de Arte Paula Witoslawski e seu belíssimo trabalho com as turmas dos 8ºs anos.

A professora Paula tem 33 anos, é designer, trabalha como professora de Arte há 7 anos e atua há 1 ano e meio no CAIC Bairro Novo.O trabalho da  professora  que iremos conhecer hoje é sobre um dos conteúdos de Arte do 8ºano, deformação da figura humana, e nada melhor do que o cubismo para compreender esse importante tema, não é mesmo? O Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores o pintor espanhol Pablo Picasso e o francês Georges Braque a frente de um grupo de artistas que procuravam uma ruptura com a arte figurativa tradicional, buscaram novas inspirações em uma Paris do início do século XX, que estava fervilhando com novas ideias. A colorida e geométrica arte africana foi a principal influência para esse grupo de artistas desejosa de mudanças significativas no mundo das artes.  O quadro "Les demoiselles d'Avignon", (confira esta obra nas fotos dessa postagem) de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele percebemos as referências da arte africana, que inspiraram a fase inicial do cubismo como contou a professora Paula à Página do CAIC. Os cubistas procuram representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a forma dos objetos. Para a professora o cubismo “rompeu com a arte figurativa tradicional abrindo um novo espaço para a criatividade” numa proposta estética de linhas retas, contornos marcados, formas geometrizadas e deformação da forma. Para os leitores que gostariam de saber mais sobre o Cubismo a Página do CAIC Bairro Novo sugere o site História da Arte. 

A professora Paula nos contou também que a professora Raquel (disciplina de Matemática) estava trabalhando  sequências matemáticas de trigonometria com as mesmas turmas, e este foi o gancho perfeito para o início do trabalho com o cubismo, pois a partir destas sequências os estudantes foram inserindo cores e posteriormente foram percebendo como o cubismo rejeitava a distinção entre forma e fundo tão presente na arte tradicional.

Nas fotos,os leitores da Página do CAIC Bairro Novo poderão visualizar as coloridas sequências geométricas criadas pelos estudantes dos 8ºs anos. Após terem conhecido mais sobre o cubismo e realizado diversas atividades em seus cadernos de Arte, a professora Paula propôs para os estudantes que  realizassem releituras de duas obras emblemáticas; Garota no Espelho-1932 (confiram nas fotos a obra original)  que inclusive a própria professora Paula realizou a releitura quando estava na escola e também da obra O Sonho pintada por Picasso em 1932.

Mas o que será que nossos estudantes acharam desse tema ? A Página do CAIC Bairro Novo conversou com alguns estudantes. Para Karolayne Rispar do 8ºB: “ é muito interessante ver como a forma de expressão de cada artista varia, e dentro do próprio cubismo tem vários jeitos de se expressar também.” A ruptura representada pelo cubismo ficou muito evidente na fala da estudante Jordana Furlan 8ºB: “ o cubismo não é certinho, nem impecável, não precisa fazer como Leonardo da Vinci (pintor do Renascimento) que reproduzia cada detalhe com perfeição, no cubismo o artista é livre para usar a imaginação.” O uso das cores e principalmente das formas geométricas com contorno marcado foi destacado pelo estudante Guilherme Xavier do 8ºF, assim como a estudante Gisely Sanches do 8ºA, que observou que"o cubismo foi uma nova forma de expressão muito legal e usa cores vibrantes e formas geométricas, antes tinha um padrão". Nossos estudantes mostraram em seus comentários que realmente aprenderam sobre este movimento artístico e o mais importante,compreenderam com significado e são capazes de se expressarem com muita segurança sobre o  assunto.

Convidamos os nossos leitores a olharem carinhosamente as fotos dos nossos estudantes, de seus trabalhos , das obras das quais foram feitas a releitura, e da professora Paula que fez este trabalho maravilhoso! Agradecemos a inspetora Neiva de Jesus pelo apoio nas fotografias dos alunos.

Para conhecer mais obras cubistas A Página do CAIC Bairro Novo sugere uma visita dos nossos leitores a galeria virtual do fantástico Museu de Arte de Nova Iorque. E para os apaixonados pela obra de Picasso, sugerimos o site do Museu de Málaga na Espanha, cidade natal do artista. Divirtam-se!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece!

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Paula Witoslawski
00042679.jpg
cubismo
1/17