Estudantes dos 5ºs anos do CAIC Bairro Novo vivenciam ritual de passagem para o 6ºano!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Na sexta-feira, 27 de novembro as turmas do 5ºs ano do CAIC BN passaram por um momento extremamente importante, vivenciaram um ritual de passagem para o 6ºano como nunca havia sido feito na escola.

Todos sabemos o quanto é difícil para o estudante que concluiu  as séries iniciais a passagem para a nova etapa de estudos, que são os anos finais: um professor para cada disciplina, aulas diferentes a cada 50 minutos etc. Com o objetivo de amenizar o impacto dessa mudança, a escola promoveu para esses estudantes um dia diferente e muito especial, “O dia da passagem para o 6º ano”.

Para esse momento foi criada uma atmosfera especial que ia desde a decoração do refeitório da escola (produzida pela inspetora Adriane Carneiro com a ajuda de estudantes do 9ºano) , a trilha sonora, ao lanche diferenciado. “Foi maravilhoso porque os estudantes não estavam esperando tudo o que foi preparado para eles, foi emocionante, até chorei!” comentou a inspetora Adriane Carneiro.

Reunidas no refeitório, a pedagoga do ciclo II, Daniela Lopes, as turmas do 5ºA profª Luci Mara, 5ºB profª Angélica e 5ºC profº Istalhin, assistiram a uma palestra motivacional da vice-diretora Eliane Benini sobre hábitos de estudo e as mudanças positivas que viriam junto com o 6ºano.  No telão, fotos de imagens das turmas dos 6ºs anos se divertindo no recreio, realizando atividades, na aula de Educação Física, no Laboratório de Ciências etc...

A pedagoga dos 6ºs anos Nefertite Amorim deu as boas-vindas aos estudantes e contou um pouquinho das inúmeras atividades especiais que os alunos irão vivenciar em 2016.  Os professores de cada área do conhecimento, se apresentaram. Foi uma festa! Os estudantes do 5ºano tentaram adivinhar de qual componente curricular era o professor. Este dia também contou com um lanche diferenciado, preparado com carinho para os estudantes.

Ao som de “We are the Champions” da banda Queen, cada estudante do 5ºano, foi abraçado por seu professor do 5ºano, recebeu um certificado simbólico de conclusão e passou pelo portal de bexigas, com um podium embaixo, que simbolizava justamente a passagem para o 6ºano. A emoção tomou conta do ambiente e contagiou a todos, os estudantes gritavam de alegria “6º ano!!!” , depois passavam por tapete vermelho e seguiram para a próxima etapa com a pedagoga dos 6ºs anos Nefertite que os conduziu a uma das turmas dos 6ºs anos.

 Divididos em grupo de 17, os estudantes foram direcionados as salas dos 6ºs anos, onde foram recepcionados pelos colegas mais velhos, que além da boa acolhida, escreveram uma carta, dando as boas vindas aos colegas e contando um pouco da vivência escolar no 6ºano.  A produção das cartas contou com a correção cuidadosa da professora de Língua Portuguesa do 6ºano, Camila Rocha. Foi póssível perceber que os estudantes do 5ºano, criaram um vínculo com a turma da qual receberam a cartinha e as boas vindas.

De acordo com a diretora Eliane Benini, a ideia que no próximo ano letivo, a escola crie esses momentos de passagem de uma série ou etapa)  para a outra, promovendo a boa acolhida e a integração entre os estudantes. Confiram todas as fotos feitas pelo vice-diretor Everton Luiz Camargo aqui. De acordo com o vice-diretor, "o comportamento dos estudantes foi exemplar, e a participação dos professores do 5º e do 6ºano tornou tudo muito especial. A passagem pelo portal de bexigas ao som da música do Queen, tornou esse momento inesquecível para os estudantes!" Estamos esperando vocês em  2016 no 6ºano! Parabéns estudantes e professores do CAIC BN!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Eliane Benini
00093484.jpg
passagem
1/14