Estudantes dos 5ºs anos do CAIC Bairro Novo fazem matrioskas com material reciclável

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

As matrioskas são o símbolo máximo da cultura russa. Essas bonequinhas de madeira estão em alta, agora que os olhos do mundo estão voltados para o país sede da Copa do Mundo, a Rússia. Conheça a história linda que evoca a maternidade aqui com Matrioska, Trioska, Oska e Ka.

As professoras dos 5ºs anos do CAIC BN Elaine Jansen 5AA e Aliete Silva 5AB trabalharam com as matrioskas numa sequência didática incrível que priorizou Literatura,  Língua Portuguesa ,Arte e Educação Ambiental.

As professoras realizaram as turmas a contação de história do livro Matrioska de Dimitir Inkiow. As crianças ficaram encantadas com a história do livro que está em espanhol, mas que foi traduzido pela professora Aliete, uma apaixonada por literatura. Destacamos uma contação da história das matrioskas pra vocês verem aqui.

Os estudantes ficaram muito impressionados com  a ligação da história das matrioskas com a materinidade. As professoras  também trabalharam com versões da história encontradas na web.

A sequência didática também teve produção de texto dos estudantes e uma atividade inusitada: os estudantes produziram as próprias matrioskas com rolinhos de papel reciclável, as professoras mostraram que um material simples como esses miolinhos que habitualmente vão para o lixo podem se transformar em arte. As crianças encaparam os rolinhos de tamanhos diferentes com papel cartão de cores vibrantes, assim como as matrioskas originais da Rússia.Na frente de cada rolinho colorido os estudantes colaram as matrioskas pintadas por eles previamente.

Nós convidamos vocês a olharem com atenção as fotos dessa notícia e observarem o encanto no rostinho dos estudantes do 5º ano.

“Trata-se de um trabalho fantástico que remete á cultura dos povos eslavos, muitos deles representados na Copa do Mundo da Rússia. Fora a importância que a história dá a família, o que remete a conexão que todos os alunos dão a sua estrutura familiar” destaca o vice-diretor Edilson Machado”.

Parabéns Professoras Elaine Jansen e Aliete Silva pelo trabalho maravilhoso. Amamos os trabalhos realizado pelos estudantes dos 5ºs anos.!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Aliete Silva
elaine