Estudantes do Pinheirinho exploram a cidade sem sair da escola

Publicado por:  Cristiane Aparecida Luquetta

Para celebrar o aniversário de Curitiba, a Escola Municipal Maringá, no Pinheirinho, está promovendo a integração de estudantes e professores com o tema Conhecendo Curitiba. O objetivo é fazer com que todos possam “visitar” a cidade brincando e, ao mesmo tempo, explorar a cultura da cidade, os pontos turísticos e a história no mês em que a capital completa 324 anos.

“Para conhecer a cidade de fora a fora, resolvemos promover um tour virtual, além de encaminhamentos pedagógicos e reproduções de lugares e momentos históricos da cidade nos ambientes da escola”, explica a diretora da escola, Sandra Barbarini Barbosa. “Nosso propósito é fazer com que todos conheçam nosso Jardim Luz, Cheio de Rosa, Capital do Paraná, cuidando para não perder nenhum detalhe desta cidade encantadora.”

E foi assim que as crianças, de uma maneira diferente, iniciaram um passeio pela cidade sem sair da escola. A Ópera de Arame, espaço cultural com construção de vidro e tubos de aço foi o lugar que mais despertou a curiosidade dos estudantes, pelo efeito que sua estrutura causa. “Conseguimos fazer com que as crianças pudessem ter contato com a história do lugar, a engenharia e atrativos”, destaca a professora Cristiane Kufki.

Organizado pelas professoras de Educação Física, o passeio também teve paradas no Zoológico, com uma roda de conversa com as crianças sobre os animais que moram lá, além dos cuidados que os profissionais que trabalham no local precisam ter para a sobrevivência dos bichos. Os meninos e meninas da unidade foram interagindo, conhecendo e imitando diferentes animais. Na parada do Parque Barigui, eles passaram por uma trilha com obstáculos e percorreram a ponte, enfrentando o jacaré do parque.

As professoras de Arte também apresentaram a cidade de forma ilustrativa, por meio de vídeos e imagens gráficas. O Jardim Botânico, um dos principais cartões postais da cidade, sua estufa e o Museu Botânico foram os destaques do passeio. Além desse espaço, o Bosque do Papa, o Bosque Alemão e o Parque Tingui, foram apresentados.

O grupo pode visitar museus, conjuntos arquitetônicos, espaços culturais e marcos da cidade, como a Torre Panorâmica, que dá uma visão de 360 graus de Curitiba a 109 metros de altura, e o Museu Oscar Niemeyer, um dos maiores e mais modernos do Brasil. Após assistirem aos vídeos, os estudantes fizeram a representação da cidade, por meio de móbiles e maquetes.

História da cidade

Os profissionais da escola também apresentaram aos estudantes a história da cidade, passando pelo Relógio das Flores, a Fonte da Memória, o Memorial de Curitiba, a Praça Tiradentes, o Marco Zero da cidade, a Rua das Flores, diversas igrejas antigas, casarões e as curiosidades de cada bairro.

Um grande quebra-cabeça envolveu mais de 200 estudantes no estudo da origem de cada bairro da cidade. Eles tiveram que procurar as peças das regionais e, após a montagem do quebra-cabeça, incorporar a peça ao mapa de Curitiba. “Foi um jeito interessante de conhecer as praças, os parques e a cidade de Curitiba”, disse o estudante do 4º ano, Lucas Pigaiane Pedreiro, de 8 anos.

“A proposta envolveu todos os estudantes, percebemos que além da integração entre as diferentes turmas, a ação culminou com a efetivação da aprendizagem de forma lúdica e significativa. Despertou neles a vontade de conhecer mais a fundo a bela Curitiba, compartilhando o que aprenderam com suas famílias”, esclarece a professora de educação física, Veridiana Dallarmi.

Em sua viagem pela cidade, Manuela Moraes Henn, de 8 anos, destacou que conhecer Curitiba na escola foi divertido. “A gente pode brincar e aprender ao mesmo tempo, conhecendo de perto o passado e o presente das construções. Agora posso dizer que gosto ainda mais da minha cidade”, disse.

Além das atividades já desenvolvidas algumas turmas da unidade se preparam também para celebrar o aniversário da cidade com a participação no concurso de cartas, promovido pela Secretaria Municipal da Educação.

Outras atividades podem ser feitas nas unidades escolares. Para auxiliar os professores da educação infantil e do ensino fundamental, equipes da Educação elaboraram sugestões que podem ser executadas ou servir como referência para outras atividades.
O acesso às informações pode ser feito pelo site www.cidadedoconhecimento.org.br, no banner aniversário de Curitiba.

Autor: Portal Cidade do Conhecimento | Fonte: Secretaria Municipal de Educação
foto maringá curitiba 1